No JN, Lula fala sobre criação de mecanismos contra corrupção

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

O candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, foi o entrevistado nesta quinta-feira (25), na sabatina do Jornal Nacional, da Rede Globo. Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos trataram de temáticas relacionadas à corrupção, interferências na Polícia Federal, meio ambiente e alianças políticas.

De acordo com Lula, ele pretende continuar criando mais mecanismos de investigações contra a corrupção, além dos criados durante a sua gestão entre 2003 a 2011. “Nós vamos continuar criando mecanismos para identificar qualquer delito que aconteça na máquina pública brasileira”, afirmou. “Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência, que a gente colocou a lei de acesso à informação; a gente criou a lei contra o crime organizado, a lei contra lavagem de dinheiro; a CGU no combate à corrupção”, citou.

Ainda nesta temática, Lula afirmou que pessoas competentes devem comandar órgãos federais importantes, sem a interferência do presidente. Segundo o candidato, assim transmite a seriedade das instituições e a garantia do exercício da Democracia no país.

Sobre o tema Meio Ambiente foi abordado o agronegócio. De acordo com Lula, medidas devem ser tomadas no intuito de dar possibilidades para pequenos produtores venderem para o mercado interno e os grandes produtores, para o externo. “É importante a convivência e nós já fizemos uma vez e vamos fazer”, afirmou. O candidato a presidente relatou ainda que, se eleito, medidas serão tomadas para a preservação da Floresta Amazônica, Pantanal e Mata Atlântica.

Nas considerações finais, Lula se dirigiu aos eleitores. “Nós já provamos que é possível cuidar do povo brasileiro. Eu não gosto de utilizar a palavra governar, gosto de utilizar a palavra cuidar, ou seja, tentar colocar o pobre no orçamento do país”, afirmou. O candidato finalizou citando que o intuito é retornar ao governo para investir na educação e na geração de empregos.

A rodada de entrevistas do Jornal Nacional iniciou na segunda-feira (22), com o candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Na terça-feira (23), Ciro Gomes foi entrevistado. A sabatina finaliza nesta sexta-feira (26), com Simone Tebet (MDB).

Atualiza Bahia

Foto: reprodução – TV Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close