Colunista Moacir Saraiva: “Brincar com o “imbricável”

Em muitas situações da vida, as crianças apresentam soluções e visões sobre fatos que jamais serão alcançados pelos adultos, pois aqueles têm olhares destituídos de valores e outras coisitas mais que os adultos adquirem ao longo da história e anuviam simplicidades próprias das crianças.

Recentemente, caíram chuvas intensas e com frequência em toda a Bahia, muito acima da normalidade e consequentemente isso traz transtornos para as pessoas. Águas invadem casas, ruas alagadas, encostas caem, enfim o ser humano é quem sofre as consequências desses aguaceiros.

Chuvas que são bem vistas e bem-vindas em muitas situações, nessas aqui, pelo contrário, muita gente começa a fazer cara de desprezo e de rejeição para elas.

Em Valença, em uma rua bastante alagada e que conheço muito, pois passo nela no dia a dia e sei que não há buraco que possa impedir um veículo transitar, por isso, com sol ou com chuva, mesmo sendo muita e alagando a via pública trafego por ela com tranquilidade. Nesse dia tinha muita água se assemelhando a um rio que era contido, nas laterais, pelos muros das residências.

Entrei na rua e vi dois garotos vindo de bicicleta, mesmo com a rua alagada e debaixo de muita chuva, diante da presença dos garotos parei o carro a fim de eles passarem e eu não jogar mais água neles. A rua era longa e eles vieram numa velocidade acentuada, bem antes do carro eles deram um cavalo de pau no meio da rua, água para todo lado.

Não andei mais e fiquei observando, os meninos brincando, eles corriam nas bicicletas, davam cavalo de pau, se jogavam na rua alagada com a bicicleta, se levantavam e saiam novamente, sorrindo, gritando, extravasando toda a energia.

Enquanto isso, muitos chorando pelos bens perdidos, por casas invadidas, outros xingando as autoridades, outros trabalhando muito para socorrer vítimas, alguns desabrigados, outros levando alimentos para vítimas do aguaceiro, alguns sem poderem ir trabalhar, outros com carros quebrados por terem caído em buracos feitos pelas chuvas, mesmo com tudo isso as crianças brincando com essa chuva tão danosa para a sociedade. Coisas de crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close