Valença completa 174 anos de história
Foto: Reprodução
Valença, 174 anos de história, de emancipação política, que tem plenas riquezas naturais, cidade do camarão de um povo lutador e decidido..
O município de Valença completa 174 anos de emancipação política nesta sexta feira (10). A cidade com o clima Tropical úmido, foi a primeira cidade baiana a ter uma indústria : a Fábrica de Tecidos Todos os Santos, inaugurada em 1844.
Valença recebeu o titulo de “A Decidida” Em 1823 ,por seus filhos que aqui habitavam, juntamente com os de Cachoeira e Santo Amaro, terem se envolvido na Guerra da Independência.
A mesma também obteve a denominação especial “A Hospitaleira” ,pois esteve presente no decorrer da 2ª Guerra Mundial, quando submarinos alemães naufragaram dois navios brasileiros nas suas proximidades. Naquele momento todos que sobreviveram foram resgatados e conduzidos para Valença, onde receberam cuidados médicos.
Os valencianos continuam prevalecendo na atualidade, a peculiaridade de ser uma população acolhedora com todos que por aqui perpassam . Cidade cortada pelo Rio Una,que conta com as belíssimas praias como: A Guaibim, Guaibizinho,Taquari, Atracadouro, Ponta do Curral, bem como as lindas cachoeiras e ilhas.
No período da colonização quando o Brasil era dividido pelo sistema de Capitanias Hereditárias, o território do município de Valença fazia parte da capitania de São Jorge dos Ilhéus e, administrativamente, pertencia à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Ela foi elevada à condição de cidade com a denominação de Valença pela Lei Provincial n.º 368, de 10-11-1849.
A mesma reafirma sua célebre História, em virtude dos prédios históricos da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Amparo, Casarões da Praça da República, Recreativa e Câmara de Vereadores ; este último citado recebeu a visita ilustre do Imperador D. Pedro I por dois dias.
Valença tem com um dos seus símbolos o Hino, que foi escrito por Professora Macária Andrade e sua Melodia por Manoel Amâncio Rosas (Barrinha)
Hino do município de Valença (Bahia
Eu me orgulho de ti, minha terra,
Sou teu filho, hei de sempre te amar;
Este teu solo riqueza encerra e o teu povo te encerra no altar.
Valença nunca vencida
Valença terra de paz.
Tu és sempre a “Decidida”
Comigo sempre tu estás.
Teu progresso teu solo querido
E a confiança que vens merecendo,
Nascem da fibra destes teus filhos
Que te querem ver sempre crescendo.
Teus brasões são tua fé, tua bandeira,
Tua glória, este povo viril.
De humana gente, tão hospitaleira,
Tu és grande entre as grandes do Brasil.
Valença nunca vencida,
Valença terra de paz.
Tu és sempre a “Decidida”
Comigo sempre tu estás.
“Cidade nunca vencida”, “Cidade Terra de Paz” “Cidade do camarão”, “Cidade do Dendê”, “Cidade desejo”, são as diversas maneiras que seus filhos e visitantes afetuosamente outorgou a Valença.
Por: Joceli e Joberth Melo- Atualiza Bahia