Utilizar equipamentos de forma racional para reduzir conta de luz

Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

Alternativas simples garantem economia e ajudam a equilibrar o orçamento familiar

O valor da conta de luz é um tema presente nos lares do Brasil. É o que aponta a pesquisa realizada em novembro de 2021, pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC). Os dados mostram que 90% dos entrevistados dizem que a alta impactou ‘muito’ ou ‘um pouco’ no dia a dia da família. E diante do novo reajuste, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores começam a pensar em alternativas de fontes de energia, como a solar, ou métodos simples para economia no orçamento mensal.

De acordo com o professor do curso de Engenharia da Unime, Márcio Garcia, alguns hábitos e técnicas podem ser adotadas pelos usuários. “Métodos que garantem economia são verdadeiros aliados na redução de gastos diários com energia. Adquirir equipamentos que, inicialmente dependem de um investimento maior, pode fazer com que o dinheiro sobre no bolso, a médio prazo, devido à redução progressiva do valor da fatura de energia”, orienta.

O profissional orienta que medidas simples devem ser observadas no momento de adquirir um novo aparelho. “O que deve ser observado de início na aquisição de um aparelho desse tipo é se ele possui certificado do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL); lembrando que os selos com classificação ‘A’, são considerados mais eficientes e ainda ajudam o meio-ambiente” afirma.

Entre as formas de economizar energia, Márcio destaca que é preciso atenção com os eletrodomésticos. “Geladeira e chuveiro são os campeões de consumo e devem ser utilizados com cautela. No uso do primeiro item mencionado, é importante adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira apresenta boa vedação, além de evitar o famoso “abre-e-fecha” constante. Já quanto ao chuveiro, é recomendado diminuir o tempo de banho e a instalação deve ser realizada por um profissional para garantir o bom funcionamento e durabilidade do equipamento”, pontua. A instalação de dispositivos DR (disjuntores diferencial-residencial) é recomendado por normas técnicas e, além de proteger as pessoas, consegue atuar para evitar corrente de fuga, um dos principais motivos do aumento no consumo de energia.

Para usar a energia de maneira consciente, o professor indica que, se possível, deve-se dar preferência a ventiladores pois são mais econômicos e podem consumir até 80% a menos em potência (watts) do que um ar-condicionado de 7.500 BTUs ou 2.197 watts. “Caso opte pelo ar-condicionado, mantenha o filtro do mecanismo sempre limpo e evite usar durante o dia”, orienta. Além disso, manter os aparelhos fora da tomada, quando possível, ajuda a reduzir consideravelmente o consumo mensal.

Energia Solar

De acordo com a pesquisa do IPEC, 5% dos brasileiros têm buscado por fontes renováveis para evitar os aumentos da conta de luz. A energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica. Por ser considerada uma fonte limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética. O professor lembra que, por exigir um investimento inicial ainda relativamente alto, nem todos tem condições de arcar com esses custos, que serão pagos somente a médio ou longo prazo. Para os que tem condições, a adoção de painéis solares aliado a um consumo consciente de energia fará bastante diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close