Turismo da Bahia segue crescendo acima da média nacional

Turismo da Bahia segue crescendo acima da média nacional Foto Tatiana Azeviche SeturBA.

Turismo da Bahia segue crescendo acima da média nacional 

As atividades turísticas na Bahia cresceram 13,6%, em maio de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022, enquanto o crescimento nacional foi de 8,6%, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi resultado da movimentação econômica, principalmente, de empresas dos ramos de transportes aéreo e rodoviário, locação de automóveis, alimentação e agências de viagens. O estudo mostra que, em 2023, o turismo da Bahia segue em alta, com crescimento de 12%, entre janeiro e maio. No período, o Brasil registrou aumento de 8,4%. 

Os indicadores de desempenho do setor, elaborados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em junho deste ano, seguem a linha apontada pelo IBGE. No período, a Bahia recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes durante o São João. O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia aumentou 11,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A rede hoteleira de Salvador teve aumento de 12% na taxa de ocupação, pelo mesmo comparativo. 

No primeiro semestre de 2023, o fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia foi o maior do Nordeste, com 4,9 milhões de viajantes, enquanto o segundo colocado, Pernambuco, registrou 3,5 milhões. O aeroporto de Salvador se consolidou como o principal portão de entrada de estrangeiros na região, com 135,7 mil passageiros do exterior (embarque e desembarque), um incremento de 83%, no comparativo com o mesmo período de 2022. Pernambuco ficou na segunda posição, com 124,8 mil passageiros internacionais. 

Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, os resultados atestam que as ações no turismo baiano estão em rota de desenvolvimento. “É gratificante ver que o esforço conjunto de todos os agentes envolvidos nas atividades turísticas, tendo à frente o Governo do Estado, coloca a Bahia em posições de liderança no país. Destaco que o nosso foco no mercado internacional teve uma grande evolução. Vamos seguir no trabalho firme e contínuo, para atrair um número maior de turistas estrangeiros e fortalecer cada vez mais os destinos baianos”. 

Fonte:Ascom Setur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close