Ser diferente não é uma escolha. É o único caminho para a sua marca sobreviver.

Foto-Ciro Rocha – Enredo

Se diferenciar é uma estratégia eficaz para destacar-se no mercado e garantir a sobrevivência de uma marca. Dentro do mundo dos negócios, onde tudo é altamente competitivo, saber contar histórias e oferecer algo exclusivo aos clientes, tende a ser um diferencial importante.

Porém, nem só a diferenciação de marcas garante sua sobrevivência. É possível observar diversas abordagens para garantir o sucesso de uma marca, e cada uma pode ser relevante em diferentes contextos. É preciso apostar nas adaptações das estratégias de marketing, que geralmente são eficazes às mudanças de mercado e desempenham um papel importante na sobrevivência de uma marca, além da diferenciação de outros elementos, como qualidade de produto e atendimento ao cliente. 

Podemos observar claramente que as empresas entendem que revisar suas missões, visões e valores vale a pena para aumentar o número de clientes e, consequentemente, expandir-se, alcançando suas metas. Para se ter uma ideia, em 2020, as pesquisas no Google por rebranding dispararam, atingindo mais de 80% no mesmo ano. 

Essa nova visão pode envolver diversos aspectos, como a vontade de oferecer produtos ou serviços mais inovadores, adotar uma nova abordagem de marketing ou até fornecer uma experiência excepcional para o cliente. É importante entender as necessidades e desejos do seu público-alvo, identificando as maneiras de atendê-los e, assim, se diferenciando em relação aos concorrentes. 

É sempre importante ressaltar que a diferenciação por si só, pode não ser o suficiente. Na maioria das vezes uma marca também precisa se adaptar às mudanças de mercado. Para isso, torna-se importante apostar em pesquisas de desenvolvimento, para assim, manter-se atualizada com as tendências e poder oferecer um valor real para os consumidores. Não à toa, já existem empresas que auxiliam as marcas nestes processos, estudando a fundo e trazendo uma estratégia eficaz para a sobrevivência, considerando todos os fatores para garantir sucesso a longo prazo.

Portanto, posso afirmar que ser diferente não é uma escolha no mundo atual. Se diferenciar faz parte do processo de estruturação de uma marca de sucesso, que se reinventa a cada momento para sobreviver. Fique atento!

*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio

*Ciro Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close