Moradores da região do Uruguai apresentam suas criações em desfile de formatura do Ponto da Moda

A iniciativa, patrocinada pela Braskem, qualificou 29 novas pessoas para o setor de Confecções

Foto: Divulgação

Mais de 60 criações foram apresentadas por moradores da região do bairro do Uruguai, em Salvador, no desfile que marcou a conclusão da segunda edição do projeto Ponto da Moda. Com o tema “Economia Circular”, o evento aconteceu na manhã deste sábado (02/03), no Condomínio Bahia Têxtil, celebrando a certificação de 29 participantes do curso de operador polivalente do setor de Confecções, com competências desenvolvidas nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico e Modelagem. A iniciativa é uma realização da Lavoro Brasil, com patrocínio da Braskem e apoio do Condomínio Bahia Têxtil, do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

Na passarela, os alunos compartilharam peças produzidas com diversos materiais, incluindo recicláveis como o plástico. Adriene de Oliveira foi uma das que optou por seguir esse caminho na confecção de seis modelos, trabalho realizado em equipe. “A ideia surgiu desde o início do curso, quando aprendemos nas aulas que podemos reutilizar produtos descartáveis e, assim, fomos amadurecendo as ideias e definimos o que iríamos apresentar”, explica Adriane. O grupo desenvolveu uma saia e um top com sacos de náilon, uma saída de praia feita a partir de sacolas plásticas e brincos de garrafa pet, que surpreenderam a plateia pela criatividade.

As demais peças apresentadas foram produzidas com tecidos variados, a exemplo do brim, sarja, tricoline, viscose, cetim e jeans. Alguns desses materiais vieram de roupas que seriam descartadas, por meio da técnica conhecida como upciclyng. “O desfile demonstrou a versatilidade e os benefícios que a adoção da economia circular, com práticas de reuso, reciclagem e redução do desperdício, pode trazer para o setor da moda”, enfatiza Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Moda engajada – O diretor da Lavoro Brasil e coordenador técnico do Ponto da Moda, Artur Santos, ressalta que o curso é focado no processo industrial, mas também tem o viés da criatividade e do empoderamento, evidenciado neste desfile. “Alguns participantes nunca tiveram contato com a máquina ou com o universo da moda, mas o curso capacitou de forma que eles pudessem não apenas apresentar um excelente trabalho, desfilando peças criadas por eles, sendo protagonista do próprio aprendizado, mas também estando aptos a ingressar no mercado de trabalho a partir dessa qualificação que é proporcionada”, afirma.

No total, foram oferecidas 350 horas de aula, distribuídas em quatro módulos e uma aula especial com a modelo baiana Julia Querino, Miss Beleza Black 2022, que ensinou aos participantes técnicas de desfile em passarela. Ainda durante o evento, foi realizada a doação de 275 conjuntos de camisas e shorts para aAssociação João de Deus e a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro do UruguaiCriadas durante as aulas do curso, as peças irão beneficiar crianças de 8 a 12 anos das instituições.

Para Hari Hartmann, presidente do Sindicato de Vestuário do Estado da Bahia (SINDVEST) e APL de Confecções do Estado da Bahia, o evento foi o momento de celebrar o resultado do aprendizado de todos que concluíram a formação. “Estamos finalizando mais este ciclo de parceria com a Braskem, onde proporcionamos a qualificação de pessoas e inserção no mercado de trabalho, algo tão importante, em especial para as mulheres da região da Cidade Baixa, que muitas vezes não conseguem ter acesso a ações como essa”, pontua.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Link para download de fotos em alta resolução – https://we.tl/t-Ul0eKd4bXR

Créditos das fotos verticais João Franco/Divulgação.

Por: Rafael Veloso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close