Mais de 30 municípios baianos são afetados pela chuva e número de desalojados passa de 3,6 mil, diz Sudec


Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Trinta e dois municípios baianos foram afetados pelas chuvas, conforme dados das prefeituras enviados à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) na quarta-feira (30).

Desse total, nove decretaram situação de emergência. Além disso, 229 pessoas estão desabrigadas, 3.696 desalojadas e o número total de atingidos chega a 33.056.

Ainda segundo a Sudec, uma equipe técnica do órgão foi deslocada para realizar vistorias técnicas em Itamaraju, Prado e Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. O objetivo da operação é fazer o levantamento preliminar das informações e demandas locais, fornecendo suporte e desenvolvendo ações de resposta imediata.

Confira lista dos municípios afetados:

  1. Baixa Grande
  2. Itabuna
  3. Santa Cruz Cabrália
  4. Itamaraju
  5. Belo Campo
  6. Cícero Dantas
  7. Catu
  8. Ibicaraí
  9. Ibicuí
  10. Ibotirama
  11. Itambé
  12. Maragojipe
  13. Nova Viçosa
  14. Prado
  15. Teixeira de Freitas
  16. Wenceslau Guimarães
  17. Marcionílio Souza
  18. Aiquara
  19. Caravelas
  20. Floresta Azul
  21. Medeiros Neto
  22. Santo Antônio de Jesus
  23. Cachoeira
  24. Juazeiro
  25. São Félix
  26. Dário Meira
  27. Cipó
  28. Sátiro Dias
  29. Aurelino Leal
  30. Vereda
  31. Inhambupe
  32. Itarantim

Sul e extremo sul

Moradores de Pau Brasil, no sul da Bahia, registraram uma chuva de granizo que atingiu a cidade na quarta-feira (30). Em imagens feitas por câmeras de aparelho celular, é possível ver o momento em que um homem pega as “pedras de gelo” do chão.

A chuva chuva causou alagamento em diversas ruas da cidade. Além disso, o muro de um cemitério caiu durante o temporal. Não há informações de feridos.

Em Itagimirim, município localizado na mesma região, também foi registrada uma chuva de granizo. Conforme a prefeitura, não houve estragos no local.

Na cidade de Itamaraju, no extremo sul do estado, o rio Jucuruçu, que passa pelo local, continua sendo monitorado.

O rio Jucuruçu também passa pelo município de Prado, localizado na mesma região, e os moradores estão em estado de alerta.

A BR-101, na altura do KM-670 entre as cidades de Itagimirim e Itapebi, foi totalmente interditada após o asfalto cedeu por causa das fortes chuvas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para circular entre as duas cidades, os motoristas podem usar um desvio por estrada de terra. Equipes da PRF estão no local.

Oeste

Temporal causa prejuízos a moradores de Riachão – reprodução/ TV Bahia

A situação também é complicada em Riachão das Neves, no oeste do estado. Uma forte chuva atingiu a cidade na última segunda-feira (28) e alagou diversas ruas.

O pescador Benevides Ferreira, que mora na zona rural da cidade, viu parte de sua casa desabar. “Começou a encher [alagar] e a correnteza foi forte, começou a abrir uns buracos aí [na casa]. Eu estava acordado, não consegui dormir”, disse.

Preocupado com a rua alagada, o pescador ofereceu ajuda a uma vizinha, idenificada pelo prenome de Eufrásia, após a casa dela ser tomada pela água.

“Fiquei com água aqui [na altura] dos peitos. Passei a noite lá [na casa de Benevides] sentada. Fiquei com medo de deitar e morrer dormindo. Quando o dia amanheceu, a água foi baixando até que Deus ajudou e não veio mais chuva forte”, relatou.

Segundo o Climatempo, nos útlimos 30 dias caiu mais de 300mm de chuva na região. Com isso, um rio que passa pela zona rural transbordou e atingiu as casas dos moradores.

Recôncavo

Temporal provoca prejuízos em Cachoeira, no recôncavo baiano
Foto: Redes Sociais

Em Cachoeira, no recôncavo baiano, uma forte chuva causou alagamentos na cidade nesta quinta.

Por meio de nota, a prefeitura lamentou os transtornos e informou que equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente e de Serviços Públicos foram encaminhadas para diversos pontos da cidade, para fazer a limpeza das ruas e dos bueiros, bem como realizar um mapeamento das áreas de riscos.

Ainda na nota, a gestão municipal destacou que a Secretaria de Assistência Social também realiza um mapeamento das famílias atingidas para viabilizar soluções e, aquelas que estiverem desabrigadas, serão levadas para o Colégio Edvaldo Brandão.

Na cidade de São Félix, localizada na mesma região, diversas casas ficaram danificadas e os calçamentos foram destruídos por causa da chuva. Também houve deslizamento de terra e destruição de corrimãos de acesso as áreas mais íngremes. Além disso, a linha do trem precisou ser interditada.

De acordo com a prefeitura, equipes de limpeza e obras trabalham para amenizar os estragos causados pelas chuvas. Enquanto isso, a Secretaria de Assistência Social realiza o mapeamento dda situação, faz o cadastro das famílias impactadas e orienta as mesmas a procurarem abrigos.

Ainda de acordo com a prefeitura, é preciso que a população, especialmente quem mora em áreas de risco que fique em alerta. A Defesa Civil também acompanha o caso. *G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close