LaLiga apresenta duas denúncias de racismo contra Vinicius Junior

Foto: Helios de la Rubia / Real Madrid

A LaLiga, que promove o Campeonato Espanhol, apresentou nesta terça-feira (3) duas denúncias de racismos praticados contra o atacante Vinicius Junior. O brasileiro foi alvo de cânticos racistas durante a vitória do Real Madrid sobre o Valladolid por 2 a 0, no José Zorrilla, pela 15ª rodada da liga nacional.

“LaLiga incrementará os esforços que realiza de forma contínua para erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia, dentro e fora dos estádios. Para isso aumentará o número de oficiais de integridade presentes nos encontros com risco de produção de insultos racistas”, diz a nota da entidade.

Após investigação da LaLiga, as denúncias foram feitas através de imagens e sons publicados em fontes abertas. O material audiovisual acompanha as acusações. Vídeos publicados nas redes sociais mostram vários xingamentos da torcida do Valladolid contra Vinicius Junior, que deixava o gramado após ser substituído no final do segundo tempo. Enquanto caminhava em direção ao banco de reservas, ele ouviu gritos de “negro de merda” e “macaco”, além de sons que imitam o animal e também foram arremessados objetos. No dia seguinte, o atleta se manifestou e criticou a organização do campeonato de “não fazer nada” sobre casos dessa natureza. No entanto, ele foi rebatido pelo presidente da entidade, Javier Tebas, que falou para o jogador se “informar melhor”.

A primeira denúncia foi feita no Tribunal de Instrução de Valladolid, por crime de ódio. A LaLiga solicitou que fosse transferida para a Procuradoria de Crimes de Ódio. Já a segunda, foi por insultos racistas, sendo feita no Comitê de Competições da federação espanhola de futebol (RFEF) e na Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte.

Segundo colocado na tabela de classificação, o Real Madrid encostou no líder Barcelona, ambos somam 38 pontos. O time merengue volta ao gramado pela liga espanhola no próximo sábado (7), às 12h15 no horário de Brasília, para enfrentar o Villarreal, no El Madrigal, pela 16ª rodada. Mas antes disso, a equipe visita o Cacereño, nesta terça, às 17h, pela Copa do Rei. (BN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close