Festa do Divino Espírito Santo de Boipeba completa 407 anos

Com o tema “Igreja Comunidade, Casa da Caridade!”, a comunidade católica de Boipeba e visitantes comemoraram os 407 anos da Festa do Divino Espírito Santo. Com a novena iniciada no último dia 17, a culminância foi marcada pela celebração da missa solene, na manhã deste domingo (28).

No final da missa, o prefeito de Cairu Hildécio Meireles anunciou o início das obras da reforma completa da Igreja do Divino Espírito Santo, ao assinar a ordem de serviço da restauração do monumento histórico mais importante e de relevante interesse arquitetônico cultural da Ilha de Velha Boipeba, construído no início do século XVII. Marcando o encerramento dos festejos, nesta segunda-feira (29) foi realizada a Romaria Marítima e Missa em homenagem a São Francisco, protetor dos pescadores de Boipeba. Evento organizado pela coordenação da igreja, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, irmãs Josefina, grupo Ressoar e lideranças comunitárias, contando com o apoio da Prefeitura de Cairu, através das Secretarias Municipais da Cultura e do Turismo. TRADIÇÃO A tradicional Festa do Divino é celebrada sete semanas após a páscoa, no domingo de Pentecostes, marcando a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo, sob a forma de ‘línguas de fogo’, segundo conta o Novo Testamento.

Em Boipeba, como em tantas outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados por um forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close