Dois simulacros de arma são apreendidos com estudantes em escolas da capital e do interior

Foto: PM

Dois simulacros de pistola foram apreendidos com estudantes em Salvador, pela Operação Ronda Escolar, e em Cravolândia, pelo 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié), nesta quinta-feira (13). Os alunos estavam com as armas de brinquedo dentro das instituições de ensino.

Em Cravolândia, uma guarnição do 19º BPM fazia rondas no Centro da cidade, quando foi informada pela comunidade escolar sobre um adolescente de 16 anos armado. O jovem foi identificado e apreendido junto com a arma falsa.

O conselho tutelar foi chamado e o menor encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) do município.

Capital

Em Salvador, no bairro da Calçada, a Ronda Escolar foi acionada para encontrar um aluno suspeito de manusear outro simulacro de pistola dentro das dependências de uma escola.

As equipes tiveram acesso ao local, e durante as buscas encontraram o armamento dentro do banheiro masculino. O material foi encaminhado para a 3ª Delegacia Territorial (DT), no Bonfim.

O aluno ainda não foi identificado.

Nota

O Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 09), com sede em Amargosa, informa que uma arma brinquedo foi localizada com um estudante do Colégio Estadual de Cravolândia. A direção da unidade escolar acionou a Polícia Militar que fazia ronda na escola, o Conselho Tutelar e registrou Boletim de Ocorrência.

A direção da unidade escolar realizará uma reunião com representantes das Secretarias de Ação Social, da Saúde, o Conselho Tutelar e o psicólogo do CRAS para elaboração do plano de ação de promoção da cultura de paz e o respeito no ambiente escolar.

O Estado está em regime de plantão permanente para coibir que ameaças e brincadeiras de mau gosto comprometam o funcionamento das escolas e causem pânico na sociedade. Ao serem identificados, os supostos casos de ameaça são imediatamente comunicados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) à Secretaria de Segurança Pública (SSP), para que seja realizado o trabalho de inteligência e a identificação dos responsáveis.

Equipes dos Departamentos de Inteligência, Polícia Metropolitana e Polícia do Interior atuam na prevenção e repressão de ataques, integrando a ação nacional Operação Escola Segura do Ministério da Justiça. Também foi intensificado o patrulhamento especializado da Ronda Escolar e das unidades ordinárias da  PM da Bahia.

Adolescentes responsáveis por ameaças na capital e em outras cidades do interior foram identificados através do trabalho de inteligência da Polícia Civil com apoio da Coordenação de Inteligência Cibernética (Cyberlab).

A SEC reforça que que o canal 181 está disponível para comunicação de possíveis ameaças e as informações serão tratadas de maneira emergencial.  Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site disquedenuncia.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close