Documentário brasileiro sobre a guerra Israel x Hamas chega hoje à Bandplay

“Ainda é 7 de outubro” se passa em Israel e na Cisjordânia e estreia nesta quinta-feira (11), no streaming do Grupo Bandeirantes
Em cena do documentário, os sobreviventes Rafael Zimerman e Rafaela Treistman observam a foto de Ranani Glazer, namorado de Rafaela e amigo de Rafael, assassinado no atentado de 7 de outubro. (Reprodução)
Depois de cobrir a guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, para a Band TV e BandNews, a jornalista e escritora Sabrina Abreu voltou ao país, em janeiro, quando foi também à Cisjordânia para captar, entre israelenses e palestinos, as repercussões da escalada do conflito. O resultado é o documentário “Ainda é 7 de outubro”, que estreia hoje (11/04), no streaming do Grupo Bandeirantes, com roteiro e direção da jornalista.  O filme também terá uma sessão gratuita e aberta ao público às 19h no dia 24/04, no MIS, em São Paulo.
Especialistas e personagens dos dois lados foram ouvidos sobre o significado de 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e matou 1200 pessoas, a guerra iniciada no mesmo dia na Faixa de Gaza e como esse novo capítulo se insere no histórico de tentativas frustradas de paz e de recorrentes guerras, há 75 anos. Apesar de ter colocado seu nome na lista de jornalistas interessados em entrar em Gaza, a partir de Israel, a documentarista não conseguiu permissão para fazer isso. 
“Enquanto fazia a cobertura, no primeiro mês da guerra, senti a necessidade de contextualizar os fatos e de ouvir com mais calma as pessoas atingidas de diferentes formas pela guerra em andamento e pelo conflito de mais de 70 anos. O documentário nasceu dessa inquietação”, conta. 
O documentário registrou, pela primeira vez, a volta de dois brasileiros ao bunker onde sobreviveram ao ataque do Hamas: Rafael Zimerman e Rafaela Treistman constituíram os acontecimentos, no Sul de Israel, no espaço onde foi realizado o Nova Festival, invadido pelos terroristas, e no abrigo antiaéreo à beira da estrada, onde os dois conseguiram se salvar, enquanto outro brasileiro, Ranani Glazer, namorado de Rafaela e amigo de Rafael, foi assassinado.
Na Cisjordânia, Sabrina se encontrou com Fadwa Al Shaer, presidente do Centro de Jerusalém para Mulheres, e, em Jerusalém Oriental, com Mohamad Dajani, especialista em Relações Internacionais. 
“Ainda é 7 de outubro” teve uma prévia de 27 minutos exibida no final de março, na Bandplay. Nesta quinta-feira (11), a versão completa, de 1h17, chega gratuitamente à Bandplay, o streaming do Grupo Bandeirantes. Assista pelo link: bandplay.com/ainda-e-7-de-outubro

SERVIÇO
Documentário: “Ainda é 7 de outubro”
Duração: 1h17min 
Estreia: Dia 11, quinta-feira
Gratuitamente na Bandplay: bandplay.com/ainda-e-7-de-outubro
Sessão gratuita e aberta ao público dia 24/04 às 19h no MIS
Direção e roteiro Sabrina Abreu
Edição Dinho Lima Victor Livi
Mixagem de som Dinho Lima
Produção Vivi Ukrainssky
Câmera Iossi Cohen
Pesquisa Isabella Buium
Imagens de arquivo Reuters
Decupagem Thomas Waiswol
DesignCamila Schmiliver Cukierman

EQUIPE BANDArte Eric Shura
Produção Léo Valente
SupervisãoAndré Basbaum

Sofia da Art Presse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close