Império Endurance Brasil: 19 pilotos brigam pelo título da temporada 2023 nas Quatro Horas do Velocitta

Orige tenta o Bi ao lado de Bonatti e Genz
(Bruno Terena/MS2)

Império Endurance Brasil: 19 pilotos brigam pelo título da temporada 2023 nas Quatro Horas do Velocitta

Categoria que reúne os carros mais rápidos do Brasil promete final emocionante com líderes precisando vencer para garantir o título na geral e entre os protótipos

A temporada 2023 do Império Endurance Brasil chega ao final no próximo dia 17 de dezembro. A decisão do campeonato acontecerá no Vellocita contará com nada menos do que 19 pilotos brigando pelo título da categoria que reúne os carros mais rápidos do Brasil. A prova que decide o campeonato terá quatro horas de duração e distribui mais pontos do que as outras sete do calendário. O vencedor, por exemplo, ao invés de amealhar os tradicionais 150 pontos, recebe 225.

Dos candidatos aos títulos, 11 dependem apenas do desempenho dos seus times para ficar com a taça. É o caso da dupla Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que começou o campeonato na classe GT3 a bordo de uma Mercedes AMG GT3 e agora acelera entre os protótipos com uma Ligier. Eles lideram o campeonato seguido de perto pelo AJR de Leandro Romera, Ricardo Rodrigues e Pietro Rimbano (segundo colocado) e também pelo Sigma de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz. Se um deles vencer a corrida, será o campeão de 2023 sem depender de nenhum outro resultado.

“Nosso grande objetivo nesta temporada é ser campeão da Geral. Começamos o campeonato com a Mercedes justamente para tentar alcançar este objetivo. Sabíamos que seria difícil, mas nesse ponto entra excelência do trabalho da equipe AMatheis, que recebeu a Ligier no meio da temporada e foi capaz de nos entregar um conjunto confiável e competitivo. Tivemos duas vitórias e um pódio segundo lugar em quatro corridas, conquistamos 485 pontos e agora vamos em busca do título”, disse Xandinho Negrão.

Matematicamente, Negrão e Gomes ainda conservam chances de levar o título na P1, classe exclusiva dos protótipos e que conta ainda com outros 17 postulantes. Mas, nesta disputa, Vicente Orige é favorito para o bicampeonato. O piloto que foi campeão do ano passado ao lado de Gustavo Kiryla com um AJR, agora lidera a competição ao lado de Bonatti e Genz com o Sigma. O trio da equipe Motorcar Racing, no entanto, precisa vencer a corrida para não precisar se preocupar com o AJR de Romera, Rodrigues e Rimbano, que serão campeões se cruzarem a linha de chegada na frente.

“Tivemos um início de temporada um pouco complicado, mas conseguimos nos recuperar e manter a regularidade. Mas a gente não pode baixar a guarda na final. Apenas 10 pontos separam a gente do pessoal do AJR, então não existe gordura nenhuma para administrar e temos que entrar na pista focados em vencer pela terceira vez no ano”, disse Orige.

A programação da grande final do Imperio Endurance Brasil já está definida. Os treinos começam na quinta-feira, com um ensaio geral para todos os inscritos. Na sexta-feira acontecem três treinos livres (9h, 10h50 e 15h55) e a tomada classificatória, marcada para as 15h40. A Grande final do Imperio Endurance Brasil será no sábado, com largada marcada para as 10h30. A prova será transmitida ao vivo e na íntegra pelo Bandsports e pelo canal oficial da categoria no Youtube.

ARQUIBANCADA SOLIDÁRIA

Para celebrar os campeões da temporada 2023, a Associação dos Pilotos de Endurance, entidade responsável pela organização do campeonato, decidiu abrir os portões do Velocitta para os apaixonados pelo automobilismo. Os ingressos para a disputa  – que também dão direito ao público visitar os boxes antes da corrida – serão trocados por um brinquedo novo ou seminovo. As doações serão revertidas para a campanha Natal do Bem.

Texto: Bruno Império

Ligier lidera o campeonato
(Bruno Terena/MS2)

Ligier lidera o campeonato (Bruno Terena/MS2)

Xandinho mira o título da Geral
(Bruno Terena/MS2)

Xandinho mira o título da Geral (Bruno Terena/MS2)

Sigma é favorito na P1
(Bruno Terena/MS2)

Sigma é favorito na P1 (Bruno Terena/MS2)

Orige tenta o Bi ao lado de Bonatti e Genz
(Bruno Terena/MS2)

Orige tenta o Bi ao lado de Bonatti e Genz (Bruno Terena/MS2)

AJR está na briga pelo título
(Bruno Terena/MS2)

AJR está na briga pelo título (Bruno Terena/MS2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close