Diarreia de verão: não caia nessa

Foto:  Nutricaoesteticabrasil

Entenda por que a diarreia é mais comum com o aumento do calor e veja dicas de como evitá-la 

É Verão. Há os que adoram a estação mais quente do ano, enquanto outros se sentem incomodados com a elevação dos termômetros. Seja como for, todos estão sujeitos a uma série de mudanças comuns no organismo durante essa época. Um exemplo é o que acontece com o intestino, uma vez que as diarreias são mais recorrentes nesse período.    

“Isso ocorre porque a alta temperatura contribui para a proliferação de microorganismos que podem causar esse quadro, o que se torna ainda pior em cenários com condições sanitárias inadequadas. Ou seja, o calor potencializa os fatores de risco e eleva as chances de contágio”, alerta a gastroenterologista da Diagnoson a+, Dra. Virgínia Figueiredo.  

Para evitar episódios de diarreia no Verão, aquelas que decorrem, principalmente, da soma do calor excessivo e da falta de cuidados durante o dia a dia, algumas medidas são recomendadas: 

– Não beba água que não seja devidamente tratada. Opte pela água mineral; 

– Tenha atenção na hora de se alimentar fora de casa, principalmente, em ambientes que não contam com condições adequadas de armazenamento e conservação de alimentos; 

– Evite beber diretamente de latinhas ou garrafas, muitas vezes armazenadas sem higienização prévia; 

– Cuidado com o gelo que você adiciona nas bebidas – sem saber a procedência, pode ser arriscado; 

– Atente-se para a refrigeração dos alimentos e evite ingerir maioneses, cremes e preparos lácteos, bem como frutos do mar, principalmente crus, se não tiver certeza sobre as condições de preparo e conservação; 

– Atenção também à higienização de saladas e frutas.  

O contágio 

O contágio normalmente ocorre pela via fecal-oral. Os patógenos são transmitidos pela ingestão de água, alimentos e objetos contaminados. Isso se dá de pessoa para pessoa (por meio de mãos contaminadas) e de animais para pessoas.  

A manipulação de alimentos e o contato com moscas, formigas e baratas também pode contaminar refeições e líquidos. A diarreia do tipo infecciosa, por sua vez, pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas. 

Sintomas  

Vontade de usar o banheiro de forma contínua, cólica, dores abdominais, gases, mal-estar. Esses são alguns dos sintomas mais comuns. Quando infecciosa, a diarreia pode vir acompanhada de náusea, vômito e febre.  

Estou mal, e agora? 

Hidrate-se e esteja em um local onde possa ir ao banheiro com facilidade. Faça ingestão de alimentos leves e evite frituras, lácteos e condimentos. Banana, maçã, batata, carne branca e arroz são exemplos de alimentos que são bem-vindos.    

Tenha atenção à higiene e procure um médico. “Nada de automedicação. Assim como a diarreia pode ser decorrente desses casos comuns de verão, outras questões também devem ser investigadas, tais como: características das fezes, número de evacuações, presença de sangue, muco, dor abdominal ou alimentos mal digeridos”, completa a médica Dra. Virgínia Figueiredo.  

Em alguns casos, a diarreia pode indicar outro problema mais grave, o que só poderá ser confirmado por meio de exames. O diagnóstico levará em conta também o histórico alimentar do paciente e se houve, por exemplo, a ingestão de alimentos não habituais.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close