Conheça a trajetória de Bremer, 14º baiano a disputar uma Copa pela Seleção


Bremer está pronto para disputar a Copa do Mundo pela primeira vez. Da pequena Itapitanga, cidade na região sul da Bahia onde ele nasceu, até o Catar, país que vai sediar o Mundial, o zagueiro de 25 anos construiu uma carreira sólida, mas pouco conhecida do público brasileiro. Até por isso, o defensor é considerado uma das surpresas da lista de Tite.

Bremer disputou dois amistosos pela Seleção antes da convocação final — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Bremer disputou dois amistosos pela Seleção antes da convocação final — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O treinador da Seleção até precisou explicar a convocação do baiano, o 13º a representar o estado em Copas do Mundo.

– A carreira do Bremer e seu desempenho em alto nível no Torino e Juventus o chancelaram. Talvez a gente não tenha olhado com a devida atenção já antes – reconheceu Tite na entrevista coletiva após a convocação para o Mundial.

Bremer passou pelas divisões de base do Desportivo Brasil e do São Paulo antes de vestir a camisa do Atlético-MG, clube pelo qual debutou no cenário profissional em 2017. A passagem pelo Galo foi curta. Depois de 33 partidas disputadas em menos de um ano, foi vendido para o Torino, da Itália, por cerca de R$ 24 milhões.

Lá o jogador ficou por quatro temporadas e em 2021/22 foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Italiano. Até que, em julho deste ano, Bremer foi anunciado como reforço da Juventus, onde foi recebido pelos colegas de Seleção Danilo e Alex Sandro, laterais que também vão para a Copa do Catar.

Bremer, com a camisa 3 da Juventus — Foto: Daniele Badolato/Juventus FC via Getty Images

Bremer, com a camisa 3 da Juventus — Foto: Daniele Badolato/Juventus FC via Getty Images

A Juve pagou aproximadamente R$ 227 milhões para tirar o zagueiro brasileiro do Torino. Ele assinou com o clube um contrato válido até 2027. O defensor já disputou 15 partidas e marcou um gol neste início de trajetória na Velha Senhora.

Se a troca de clube faz pouco tempo, a estreia na Seleção é ainda mais recente. Bremer vestiu a amarelinha pela primeira vez em setembro deste ano, durante amistoso entre Brasil e Gana. Ele começou entre os reservas e substituiu Thiago Silva no intervalo da partida.

– Eu sei que está perto da Copa do Mundo, faltam 50 dias, mas eu vim aqui buscar o meu espaço. São dez ou 12 dias, se eu não me engano, vim aqui para dar meu máximo, meu melhor, mostrar para o Tite que eu sou capaz e que eu posso sim ir para a Copa – disse o zagueiro durante aquela convocação.

De clube novo e convocado para a Copa do Mundo, Bremer vai ao Catar no melhor momento da carreira. Mesmo com status de reserva em um setor onde a Seleção conta com Marquinhos e Thiago Silva, o zagueiro está pronto para representar a Bahia em mais um Mundial.

Ficha técnica

Nome: Gleison Bremer Silva Nascimento
Nascimento: Itapitanga-BA
Idade: 25 anos (18/03/2997)
Posição: Zagueiro
Pé preferencial: direito
Altura: 1,88cm
Clubes como profissional: Atlético-MG; Torino; Juventus.

Baianos em Copas do Mundo

Goleiros

  • Dida – 1998, 2002 e 2006.

Defensores

  • Daniel Alves – 2010, 2014 e 2022
  • Toninho Baiano – 1978
  • Júnior Nagata – 2002
  • Luís Pereira – 1974
  • Aldair – 1990, 1994 e 1998
  • Júnior Baiano – 1998
  • Dante – 2014
  • Bremer – 2022

Meio-campistas

  • Vampata – 2002

Atacantes

  • Maneca – 1950
  • Zózimo – 1958 e 1962
  • Bebeto – 1990, 1994 e 1998
  • Edílson – 2002

*informações do ge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close