Carreira: fuja da estagnação

Imagem: Envato

Margarete Chinaglia*

Quem já não se sentiu estagnado na carreira, que atire a primeira pedra! Mas quem é o responsável pela estagnação da carreira: mercado de trabalho, a empresa ou você?

Todos nós profissionais um dia escolhemos nossa profissão, criamos expectativas, sonhamos. Tenho certeza de que quando fez isto você tinha brilho nos olhos!

Vale lembrar que estagnação é uma paralisação e está relacionada ao crescimento e evolução na carreira e não à estabilidade no emprego. É possível trocar várias vezes de emprego e continuar estagnado. Sair deste ciclo depende de você e não do local onde se encontra.

Há vários indícios de estagnação. Por exemplo, desmotivação, nada acontece no seu dia de trabalho. Sem reconhecimento, ninguém olha para você ou para o que faz ou te insere em algum projeto. Ou ainda, não recebe aumento salarial ou uma bonificação por um longo período.

Há quem demonstra falta de vontade para fazer uma capacitação, um curso ou ir numa palestra. Ou ainda tem a sensação do “desafio zero”, nada te motiva, você se cansa só em pensar em fazer algo. Reclama de tudo e de todos porque nada está bom para você.

Caso tenha algum desses sentimentos, ligue seu sinal de alerta! Isso acontece, pois a pessoa acaba entrando na zona de conforto e lá repete dia a dia a mesma coisa. Fica esperando e reclamando por resultado diferente, atribuindo a culpa ao seu entorno: empresa, colegas de trabalho, entre outros. Fique atento se você, como um empregado assalariado, fica parado somente pagando boletos!

Mas é possível sair desse ciclo vicioso. Para isso, é preciso criar uma estratégia de mudança. Pergunte-se: O que deseja para sua carreira? O que é sucesso profissional para você? Defina um objetivo!

Conheça a si próprio! Entenda como você “funciona” e de que forma entrega melhor seus conhecimentos e suas competências. Para se motivar, busque fazer algo diferente, arrisque-se!

O que está faltando para decolar profissionalmente? Desenvolva suas habilidades, seu conhecimento técnico, seu lado emocional para lidar melhor com os desafios.

Talvez se questione se está na carreira certa. Se for o seu caso, talvez seja o momento de recomeçar, fazer transição de carreira, uma nova escolha.

Não tem outra forma de achar uma saída a não ser trazendo para fora o que está por dentro de você. Por exemplo, quando você tem uma expectativa para um resultado, e este não correspondeu, pode ter certeza de que em algum momento faltou atitude. Portanto, Vença a estagnação, tome uma atitude e se programe para novos desafios!

(*) Margarete Chinaglia é Consultora e Coach de Carreira, palestrante sobre Diversidade e Inclusão Etária e Qualidade. Ajudo profissionais a saírem da paralisação profissional para um movimento com mais energia e satisfação. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/margarete-chinaglia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close