Automatização de processos de TI: como essas ferramentas podem melhorar a eficiência e segurança do departamento

Foto- Divulgação

Especialista explica como o uso de plataformas de automatização de gestão de processos de negócio (BPM) podem impactar positivamente os profissionais de tecnologia da informação

A automatização de processos de TI tem se destacado como uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência operacional, economizar recursos valiosos e garantir a conformidade em organizações de médio e grande porte. Ao integrar sistemas legados e simplificar fluxos de trabalho complexos, as plataformas de automatização de processos de TI oferecem uma série de benefícios tangíveis.

Um exemplo prático é o rastreamento e relatório de bugs no desenvolvimento de software. Ao automatizar o processo de detecção, categorização e resolução de bugs, as equipes de desenvolvimento podem identificar e resolver problemas de forma mais rápida e eficaz, melhorando a qualidade e confiabilidade do software.

De acordo com Rodrigo Vaca, CMO do Qntrl Brasil, plataforma avançada de automatização de gestão de processos de negócio, outra aplicação relevante é na solicitação de um novo equipamento. Ao integrar e automatizar este processo, os departamentos de Recursos Humanos, Compras e Operações de TI podem colaborar de forma mais eficiente, agilizando as etapas de solicitação, aprovação, aquisição e configuração de equipamentos, resultando em um fluxo mais rápido e preciso.

“Para os profissionais de TI, a automatização de processos significa menos tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas, liberando tempo para ter mais foco em iniciativas estratégicas. Além disso, a integração entre sistemas e a personalização de fluxos de trabalho garantem uma maior precisão e controle sobre as operações, reduzindo erros e aumentando a visibilidade em toda a organização”, afirma o especialista.

As plataformas de automatização de processos de TI oferecem uma maneira eficaz de otimizar operações, eliminar silos de dados, proteger dados sensíveis e promover a colaboração entre diferentes departamentos. Ao adotar essas tecnologias de forma estratégica, as empresas podem impulsionar a qualidade dos seus serviços, reduzir custos e alcançar seus objetivos de negócio de forma mais assertiva e segura.

Giovanna Rebelo Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close