Encontro no Inep define logística de segurança do Enem 2020

por Mayk Souza

Atuar antecipadamente no planejamento logístico e de segurança da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com esse objetivo, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou, nesta terça-feira, 20 de outubro, o Encontro Técnico Enem 2020.

Para representar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, estiveram presentes Murillo Gameiro, diretor de Gestão e Planejamento, e Hélio Junio Rocha Morais, coordenador-geral de Gestão e Monitoramento. O encontro reuniu, na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília (DF), cerca de 60 representantes de todos os estados, com o objetivo de alinhar os procedimentos envolvidos na operação logística e de segurança para a realização do Enem 2020.

Murillo Gameiro destacou a relevância dos encontros de alinhamento com todos os parceiros envolvidos no Enem, principalmente nesta edição, devido à pandemia de COVID-19. “O planejamento contempla desde a distribuição das provas, a avaliação de riscos, até a garantia da segurança no dia do exame. Então, esta reunião reforça a importância da participação de todos os entes envolvidos”, destacou Gameiro.

A grande novidade deste ano é a aplicação do Enem Digital, que contará com as mesmas condições de segurança e sigilo que a versão impressa do exame. Com a realização tardia do exame, os processos do Sisu, ProUni e Fies 2021 devem sofrer alterações e adiamentos para os meses de fevereiro, março e abril do próximo ano.

Na oportunidade, foi apresentado o Plano Estratégico de Atuação Integrada e a atuação dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados.

“Neste ano, teremos adaptações e um reforço no efetivo para evitarmos aglomerações nos locais das provas, já que estamos passando ainda por este período de pandemia. Todos os esforços serão concentrados para dar mais segurança aos participantes e para uma boa execução do exame”, concluiu Hélio Morais.

Quando será aplicado o Enem 2020?

Foram confirmadas 5,8 milhões de inscrições para a edição do exame, sendo 5.687.271 inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital. O total representa um aumento de 13,5% em relação ao quantitativo do ano passado. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020 (versão digital).

O resultado do Enem é usado como critério de seleção para universidades públicas, dentro do Sisu, e também servirá para concorrer a uma bolsa de estudos no ProUni 2021 em instituições particulares de todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close