Ba-Vi coloca frente a frente Lucas Arcanjo e Ronaldo, goleiros formados no Vitória


O Ba-Vi desta quinta-feira vai colocar como adversários dois jogadores que por muito tempo foram companheiros de time. Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória, e Ronaldo, do Bahia, foram formados nas categorias de base do Rubro-Negro e dividiram treinos, alegrias e frustrações.

Esta é a primeira vez que os dois ex-companheiros de time se encontram em um clássico. Os dois já se enfrentaram quatro vezes anteriormente, todas em jogos entre Atlético-GO e Vitória. O retrospecto é de dois triunfos de Ronaldo, um de Lucas Arcanjo e um empate.

No Vitória, a dupla teve uma caminhada com algumas semelhanças, como início de alta expectativa e oscilação até se afirmação no elenco profissional.

Ronaldo chegou ao Vitória em 2014, fez teste para atacante, mas acabou ficando mesmo como goleiro. Ele foi promovido ao elenco profissional em 2015, mas só estreou em 2018, aos 21 anos. E foi em uma grande fria, já que substituía Caíque, que foi mal em derrota por 3 a 0 do Rubro-Negro para o Sampaio Corrêa pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Nordeste. Ronaldo, então, fez a sua primeira partida em um amargo 0 a 0 que terminou em eliminação.

Ronaldo fez 21 jogos naquela temporada de 2018, sendo 20 deles na Série A, mas sofreu com irregularidade e o rebaixamento para a Segunda Divisão. Ele perdeu a titularidade depois de falhar em um Ba-Vi válido pela 33ª rodada e não voltou a atuar na competição.

O goleiro continuou na reserva na temporada seguinte, mas deu a volta por cima em 2020. Na disputa da Série B daquele ano, Ronaldo foi titular e peça importante da campanha de permanência do Vitória. Foram 37 jogos no ano, 26 deles na competição, que tiveram a contagem interrompida por causa de uma lesão muscular.

Ronaldo nos tempos de Vitória — Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Ronaldo nos tempos de Vitória — Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Em 2021, no último ano de contrato com o Vitória, um entrave nas negociações por renovação fez Ronaldo ser afastado. A situação abriu espaço para Lucas Arcanjo assumir a titularidade do time.

Da esquerda para a direita: Lucas Arcanjo, Ronaldo e Itamar Ferreira, treinador de golerios do Vitória — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

Da esquerda para a direita: Lucas Arcanjo, Ronaldo e Itamar Ferreira, treinador de golerios do Vitória — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

Apesar de não haver acordo por renovação, Ronaldo voltou ao gol do Leão e ainda fez 14 jogos até o meio de 2021. Contudo, o goleiro terminou o ano como reserva e com o Vitória rebaixado para a Série C. Ele se despediu depois de 11 anos e 91 partidas disputadas. *ge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close