Volume de serviços na Bahia cresceu 2,4% em janeiro de 2023  

Foto: reprodução


De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), o volume de serviços na Bahia cresceu 2,4% em janeiro, na comparação com dezembro de 2022. Na comparação interanual, expandiu 7,7%. O indicador acumulado dos últimos 12 meses aumentou 6,6%.  

A receita nominal de serviços no estado apontou, em janeiro de 2023, crescimento de 0,9%, na comparação com dezembro. Na comparação com o mês imediatamente anterior, expandiu 12,9%. Já o indicador acumulado dos últimos 12 meses aumentou 16,0%.  

O volume de serviços no Brasil caiu 3,1% na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após acumular um ganho de 2,4% nos dois últimos meses do ano passado. O decréscimo do volume de serviços, observada na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023, foi acompanhada por três das cinco atividades investigadas, com destaque para os setores de Transportes (-3,7%), Outros serviços (-9,9%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,5%).  

A Bahia, por sua vez, não acompanhou o mesmo comportamento do Brasil e registrou a segunda taxa positiva (2,4%) consecutiva, recuperando boa parte das perdas acumuladas (-3,2%) registradas em outubro (-1,6%) e novembro (-1,6%). O mês de janeiro foi marcado pelo período das férias escolares, as festas populares e outros festejos religiosos na Bahia, que deram contribuição para uma ampliação no consumo das famílias nas atividades relacionadas ao setor, o que refletiu positivamente no resultado do indicador.  

O volume de serviços na Bahia avançou 7,7%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (27,3%), que contabilizou a variação mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de janeiro; seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (11,0%); Serviços de informação e comunicação (5,0%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,4%). Por outro lado, apenas Outros serviços (-0,9%) puxou o índice para baixo.  

Leia o boletim completo no site da SEI. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close