Viver Com Saúde: Programa que promove saúde mental nas escolas é renovado na Bahia

Créditos de imagem Freepik




 Atuando contra a violência nas escolas e no acolhimento educacional de questões que envolvem saúde mental, o programa “Viver Com Saúde”, promovido pela Fundación MAPFRE, foi renovado por mais um ano na Bahia. A iniciativa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado estará presente em todas as escolas da rede estadual e, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), também para as escolas da rede municipal, fortalecendo o regime de colaboração entre o governo da Bahia e seus municípios.
 De acordo com o Informe Mundial de Saúde Mental apresentado pela OMS, no ano de 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com algum tipo de transtorno mental. Pensando nisso, a Fundación MAPFRE atua em parceria com órgãos públicos para promover ambientes mais saudáveis, oferecendo formação sobre habilidades socioemocionais aos professores. Neste ano, a partir da sua renovação, o projeto “Viver Com Saúde” espera impactar todas as 1.062 escolas da Bahia, além de mais 21 mil professores e 488 mil alunos no Estado.
 “Hoje, por meio do programa “Viver Com Saúde”, atuamos diretamente na promoção do cuidado com a saúde mental e emocional de crianças e adolescentes dentro dos ambientes escolares. Com essa iniciativa, capacitamos os educadores, a fim de que eles possam auxiliar os alunos neste processo da maneira mais adequada e empática possível”, explica Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.  
VIVER COM SAÚDE

Criado em 2020 no Estado de São Paulo, o programa surgiu com o objetivo de levar informações de qualidade sobre temas relacionados à saúde mental e emocional, conectadas ao cotidiano da prática docente. Desde então, o conteúdo promovido pelo “Viver Com Saúde” abrange uma variedade de temas, como prevenção do estresse, convivência, aceitação, diversidade, valorização da vida, sono, nutrição e atividade física.
 O projeto possibilita a formação e orientação técnica, além de sugestões de ações pedagógicas com estudantes para os professores participantes, visando à construção de um espaço acolhedor nas escolas. Em paralelo a isso, o “Viver Com Saúde” também oferece suporte aos estudantes, educadores e demais servidores da rede estadual de ensino.
 Em 2023, o programa expandiu suas atividades para demais Estados, contando com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Já neste ano, o projeto chega ao Pará, também em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. 



Loures Comunicação
Aline Medeiros- 
Guilherme Macabelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close