Valença: Manifestação é realizada após jovem ser baleado em ação policial no Mangue Seco

Uma manifestação ocorreu na manhã desta quarta-feira (12) no centro de Valença após uma pessoa ser baleada no Mangue Seco. De acordo com informações, a vítima foi atingida na perna durante uma ação policial em um torneio de futebol em comemoração ao Dia das Crianças, que ocorria na localidade.

A manifestação iniciou com uma caminhada do Mangue Seco ao centro do município. Ocorreram paradas e bloqueios de ruas no percurso. Na frente da Câmara de Vereadores houve queima de pneus e galhos de árvores. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e apagou os focos de incêndio. Na frente da Santa Casa de Misericórdia de Valença, os manifestantes chegaram a bloquear a via com pedaços de papelão e entulho.

Segundo a 33ª CIPM, diante da situação, as guarnições de Taperoá, Tancredo Neves, Nilo Peçanha e Igrapiúna foram deslocadas para apoiar as guarnições do PETO E RP Valença, contando ainda com apoio de efetivo da CIPE-CACAUEIRA e Rondesp-Sul. Guardas municipais também estiveram no local e conseguiram controlar e dispersar os manifestantes. As vias foram liberadas após intermediação pacífica com as lideranças da manifestação, informou a Polícia Militar. O policiamento em Valença está intensificado por equipes da 33ª CIPM, da Cipe Cacaueira e da Rondesp Sul.

Há registros de danificação de uma janela e um portão do prédio da Prefeitura de Valença e na Câmara de Vereadores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram também algumas pessoas danificando portas de empresas do centro.

Vídeo: WhatsApp

Em nota, a 33ª Companhia Independente de Polícia Militar informou que “policiais militares realizavam rondas na localidade, quando se depararam com um grupo de homens armados que, diante da aproximação dos agentes, efetuaram disparos contra os policiais, atingindo uma viatura com dois tiros”.

Ainda conforme a Polícia Militar, houve revide e, durante o confronto, os suspeitos fugiram por uma área de manguezal. A nota ainda cita que os militares foram surpreendidos por um grupo de pessoas que passaram a hostilizar as guarnições e atirar pedras nas viaturas. Na ação, um dos veículos foi atingido por um pedregulho no para-brisas e necessitou ser conduzido para registro do fato na delegacia da cidade.

A Companhia informou ainda que tiveram conhecimento posteriormente, que “um jovem ferido por disparo na perna, havia dado entrada em uma unidade de saúde da região. Os militares se dirigiram ao local e reconheceram o socorrido, um adolescente de 16 anos, como um dos indivíduos que trocaram tiros com os PMs. Ele permanece custodiado e será apresentado à autoridade policial”, cita a nota.

Conforme a 33ª CIPM, os manifestantes foram acompanhados até o bairro do Mangue Seco e o evento em comemoração ao Dia das Crianças foi retomado.

Baleado

O jovem baleado foi socorrido ao Pronto Socorro de Valença e deve ser transferido para outra unidade hospitalar. Não há informações sobre o estado de saúde.

Atualiza Bahia

Foto: reprodução – redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close