Tempo frio causa aumento de infecções virais e internações hospitalares

Foto: Katemangostar

Especialista dá orientações para amenizar doenças mais comuns no outono e inverno

A predominância de temperaturas mais baixas neste período do ano afeta o sistema imunológico de muitas pessoas. No estado da Bahia, principalmente as regiões sul e extremo sul, a combinação do ar mais seco, poluição e frio geram um número elevado de registros das infecções virais. Entre as mais comuns estão gripe, resfriado e a covid-19.

“O outono e inverno são estações mais suscetíveis para as doenças respiratórios. Isso acontece porque o frio causa um ressecamento das vias aéreas dificultando os mecanismos de defesa do nosso corpo. Nesse tempo aconselhamos usar agasalhos e, principalmente, cachecol, para manter a garganta protegida. Essa região é a principal porta de entrada de microrganismos. Estes seres se reproduzem com mais facilidade num ambiente frio, causando as complicações”, explica Dr. Julianno Rezende, professor de Medicina da Faculdade Pitágoras.

Há maior incidência desses vírus, principalmente o Influenza (vírus da gripe) a partir de abril e maio, chegando até o inverno. “É normal nesta época do ano aumentar o número de atendimentos por crises respiratórias, sinusite, rinite, alergias e, muitos casos, chegam a internamentos hospitalares”, afirma o médico.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado no último dia 30, há 124.017 pessoas hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave. Destes, 1.100 foram classificados para Influenza, 1.404 por outros vírus respiratórios e 74.991 acometidas atualmente por Covid-19

O especialista diz que, apesar da flexibilização, o uso das máscaras torna-se necessário em casos suspeitos. “Qualquer sintoma que a pessoa apresenta orientamos a redobrar a atenção e evitar ambientes confinados para preservar a saúde de todos”, alerta.

Os principais sinais destas enfermidades são febre alta persistente, dificuldade para respirar e tose

Dicas para prevenir os problemas respiratórios

Apesar de não ser possível prevenir algumas formas de infecção, algumas atitudes podem reduzir a chance de contágio:

  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Lavar o nariz com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia;
  • Tomar bastante líquido;
  • Umidificar o ambiente;
  • Manter a vacinação em dia;
  • Evitar ambientes confinados;
  • Manter a garganta aquecida com lenços e cachecóis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close