Setembro Amarelo: Evento promove a dança como aliada no cuidado com a saúde mental

Setembro Amarelo: Evento promove a dança como aliada no cuidado com a saúde mental
Para reforçar os benefícios promovidos pela atividade física, será realizado aulão de dança, neste domingo (24), no Jardim de Alah. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível

Aulão Liz Faco studio foto divulgação


Dançar é muito mais que uma atividade física. São inúmeros os benefícios para o corpo e para a mente. Entre os que podem ser citados, estão redução do estresse e da ansiedade, relaxamento, melhora no humor e qualidade do sono. Isso porque o exercício estimula a liberação de uma substância chamada serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.


Com a dança, ainda é possível expressar emoções e a canalizar a adrenalina. Sem contar que é um momento de autocuidado e dá um up na autoestima. Se em grupo, ainda promove a socialização, ajudando a superar a solidão e a timidez. 
Segundo o neurocirurgião Allan França, para quem tem baixa produção de serotonina, precisando de medicamento contínuo para regular as taxas, a atividade física constante, por si só, eleva esses níveis, funcionando como um remédio natural.

Outro hormônio fundamental no tratamento da depressão é a dopamina, neurotransmissor que dá a sensação de prazer. “Durante uma atividade física em que se está emocionalmente envolvido, o hormônio é produzido naturalmente”, revela o neurologista. Desde quando entrou para o mundo da dança como professora, há 10 anos, Liz Facó viu as aulas de zumba transformarem a vida de diversas alunas.

Muitas chegam a relatar que procuraram a dança para tratar de questões emocionais, como um difícil pós-parto ou um luto. “Além de exercitar o corpo, a dança promove a socialização e momentos de lazer. Além de ser um grande fonte de energia e altíssima produção dos hormônios da felicidade”, destacou.


Além do mês em prol dos cuidados com a saúde mental, transcorre neste sábado (23) o Dia Mundial de Combate ao Estresse.

E, por conhecer bem os benefícios que dançar promove para o bem-estar, a professora, através do Studio Liz Facó, promove aulão aberto ao público, neste domingo (24) a partir das 8h30, na praia do Jardim de Alah, será um momento de descontração, socialização e muita liberação de endorfina, com professores de forronejo, zumba e fitdance.

Para participar, é preciso levar um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados para instituições de caridade que cuidam da saúde mental em Salvador.
O tema também estará em evidência durante live, nesta quinta (21), no perfil do Studio no Instagram (@lizfacostudio), com a participação da psicóloga Kenya Rocha.


SERVIÇOS Setembro Amarelo: benefícios da dança no cuidado com a saúde mental

Aulão de dança

Doação de um quilo de alimento não perecível

Domingo (24), 8h30, Jardim de Alah
Fontes: Professora de dança Liz Facó: 71 996723870

Neurocirurgião Allan França: 87 992537540

Psicóloga Kenya Rocha, especialista em saúde mental e autoestima feminina: 71 991306342


Assessoria Maiana Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close