Sesab oferece acolhimento psicológico gratuito a profissional da saúde

Os profissionais estaduais de saúde que atuam diretamente no combate ao novo coronavírus terão direito a acolhimento psicológico gratuito por telefone ou via internet. A medida foi tomada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para garantir a saúde mental dos servidores em meio à pandemia de Covid-19.

Por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Sesab (Pais), a secretaria oferece atendimento pelo telefone e pela internet, onde é possível fazer atividades de relaxamento, Reiki à distância e práticas integrativas, como consciência corporal e meditação.

Para acessar o serviço, é preciso fazer um cadastro via Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador (Siast), pelo RH da Sesab ou por meio do número (71) 3103 6144.

“O objetivo é oferecer um serviço de acolhimento, com orientações e acompanhamento psicológico nesse momento de crise que atravessa nossa sociedade. É um serviço de escuta qualificada que está sendo feito por uma equipe multidisciplinar nessa proposta de atendimento virtual. Buscamos ouvir o trabalhador para compreender as dificuldades que ele está enfrentando”, explica a coordenadora do Siast, Ana Cláudia Caldas.

Os profissionais de saúde serão avaliados e, caso apresentem sinais de que podem precisar de um cuidado maior, serão encaminhados ao atendimento psiquiátrico, como explica Ana Cláudia Caldas.

“Aqueles profissionais nos quais identificarmos uma gravidade maior serão encaminhados para atendimento com psiquiatras para uma avaliação mais profunda. Havendo necessidade, esse trabalhador será encaminhado para rede de assistência psiquiátrica de saúde mental”, conclui. *G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close