“Se meta de inflação está errada, muda-se a meta”, diz Lula em reunião no Planalto

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (6), a respeito de uma possível mudança na meta da inflação, com o intuito de segurar a taxa de juros no território brasileiro. A possibilidade de alteração foi cogitada na semana passada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Campos Neto declarou que para atingir a meta de inflação atual, a taxa de juros deveria estar em 26,5%, quase o dobro da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), 13,75%,  e questionou se essa era uma possibilidade plausível.

“Esses dias, eu li uma frase que eu não sei se foi dita pelo presidente do Banco Central que, para atingir a meta de 3%, precisaria de juro de 20% [Campos Neto falou em 26,5%]. Não sei se foi verdade isso, mas no mínimo é uma coisa não razoável. Porque se a meta [de inflação] está errada, muda-se a meta”, disse.

“Eu disse que não ia discutir meta, porque esse é um problema da autonomia do Banco Central e do Senado, que aprovou a autonomia do Banco Central. Ele [Campos Neto] que tenha a sua autonomia, e o povo brasileiro que fique analisando”, concluiu. *Metro1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close