Reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem consenso sobre conflito em Israel

O Brasil apresentou uma proposta de resolução do conflito, mas o texto ainda não foi colocado em votação

Foto: Loey Felipe/ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) terminou sua terceira reunião sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas sem um consenso. A Rússia apresentou um texto com uma proposta de resolução, mas ele não foi aprovado pelos representantes dos países-membros.

O encontro aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, e foi presidida pelo representante do Brasil na ONU, Sérgio França Danese. A proposta russa, aprovada por Vladimir Putin, previa uma trégua humanitária, com “um imediato cessar-fogo”.

Votaram contra a proposta russa os representantes da França e do Reino Unido, que – assim como Estados Unidos, Rússia e China – possuem o poder de veto no órgão. Assim, nenhuma resolução pode ser aprovada sem o consentimento desses países.

O Brasil também tem uma proposta, mas com mais chance de ser aprovada. O texto, no entanto, ainda não foi colocado em votação. O Conselho de Segurança queria votar as duas propostas nesta reunião, mas a embaixadora dos Emirados Árabes pediu mais tempo para negociar os termos das resolução. Ambos os textos condenam a violência contra civis, os atos de terrorismo e pedem a libertação de reféns. Por outro lado, enquanto a proposta russa não menciona o Hamas, a brasileira pede a condenação do grupo.

Por: Metro1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close