Quem é Renato Paiva? Técnico do Bahia vem da escola de Mourinho e foi campeão nacional no Equador


Anunciado pelo Bahia nesta terça-feira, Renato Paiva não é um treinador muito conhecido no Brasil. O nome do técnico, inclusive, pegou muita gente de surpresa. Paiva é um profissional com longa história na base do futebol português e com sucesso recente no Equador.

Será que o time baiano acerta ao trazer um técnico de pouca bagagem no futebol profissional, apesar de a escola portuguesa estar com moral no Brasil após ótimos trabalhos de nomes como Jorge Jesus e Abel Ferreira? Por isso, o ge buscou informações sobre Renato Manuel Alves Paiva, natural de Pedrógão Pequeno, vila portuguesa do município de Sertã.

Renato Paiva trabalhou no Independiente del Valle, do Equador — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Renato Paiva trabalhou no Independiente del Valle, do Equador — Foto: Staff Images / CONMEBOL

O novo comandante do Bahia tem 52 anos e uma curta carreira no futebol profissional. Seu primeiro trabalho aconteceu no Benfica, clube onde teve cerca de 15 anos de serviços prestados, a maioria na divisão de base. Pelo time B dos Encarnados, foram 21 vitórias, doze empates e 26 derrotas em 59 partidas, nas temporadas 2018/19, 2019/20 e 2020/21.

Após o Benfica, Renato Paiva mudou de continente para treinar o Independiente del Valle, do Equador, entre 2021 e 2022. No clube sul-americano, ele liderou a equipe em 62 jogos e obteve 31 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, além de ter sido campeão nacional da primeira divisão.

Este ano, o treinador defendeu o León, do México, mas por pouco tempo. Foram apenas doze partidas e três vitórias, entre os meses de julho e outubro.

Renato Paiva tem cerca de 15 anos de serviços prestados ao Benfica — Foto: Reprodução / Site Oficial

Renato Paiva tem cerca de 15 anos de serviços prestados ao Benfica — Foto: Reprodução / Site Oficial

Ao ge, o repórter Valter Marques, do site Record, de Portugal, contou que vários craques do futebol atual passaram pelo treinador enquanto ele trabalhou na base do Benfica, além de afirmar que Paiva é muito dedicado ao trabalho.

– Bem, ele ficou conhecido por ser treinador das camadas jovens do Benfica, onde teve cerca de 15 anos. Pelas mãos passaram-lhe jogadores como Rúben Dias, Renato Sanches, João Félix, Bernardo Silva, João Cancelo, entre muitos outros. Do que sempre percebi das conversas que tive com ele e com jogadores que trabalharam com ele é que ele sempre privilegiou muito a proximidade com os jogadores, quase um amigo destes. Além disso, privilegiava muito o treino, as rotinas, muito metódico no seu trabalho – explicou Marques.

“Depois, de forma surpreendente acabou por rumar ao Equador, onde se sagrou logo campeão, a primeira vez na história do clube [campeão nacional], o Independiente del Valle” – complementou.

Renato Paiva também é um técnico que gosta do jogo ofensivo e de utilizar jogadores jovens em suas equipes, ainda de acordo com o repórter Valter Marques.

“É uma boa aposta, alguém com bons métodos, que gosta do futebol de ataque. Sem medo de apostar nos mais jovens” – detalhou.

*informações do ge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close