Presidente sanciona lei que cria poupança para estudantes do ensino médio

Ação beneficiará estudantes de baixa renda. Foto: Ricardo Stucker

Estudantes de baixa renda serão contemplados nesta ação

Nesta terça feira (16),o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria uma poupança para possibilitar que estudantes do ensino médio de baixa renda, concluam seus estudos.

Jovens regularmente matriculados no ensino médio na rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único ,com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218 ,terão acesso ao benefício.

Ministérios da Educação e da Fazenda definirão o valor a ser repassado aos educandos. O depósito será feito em uma conta em nome do estudante. Ou poderá ser uma conta poupança social digital. A União deve aportar até R$ 20 bilhões para o pagamento.

Com referência a educação , podem receber o benefício jovens e adultos, que tenha de 19 a 24 anos de idade.

De acordo as informações ,os dados apontam que o primeiro ano é o que tem maior registro de evasão, abandono e reprovação de estudantes.

¨Segundo o Ministério da Educação, a evasão no ensino médio chega a 16%.”

Para receber o benefício, o educando tem que ter pelo menos frequência mínima, comprometer-se com os estudos e aprovação ao final do ano letivo , bem como fazer a matrícula no ano seguinte.

Para os alunos matriculados na última série do ensino médio, exige-se a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) , assim como nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para a etapa do ensino médio.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close