Novos hábitos e novas metas: Janeiro Branco chega para conscientizar sobre cuidados com saúde mental no início do ano 

Imagem de Freepik

Em paralelo às promessas de cuidado com a saúde e o corpo no início do ano, o mês de janeiro também é marcado pelo Janeiro Branco, campanha que busca alertar acerca do cuidado com a saúde mental. Além da projeção de novos hábitos e novas metas, a ideia é que as ações de saúde mental sejam aderidas como prioridades no novo ano.   

Para a psiquiatra Silvana Figueirôa, da clínica especializada em saúde mental, Quíron, o janeiro branco é um movimento social dedicado à construção da cultura de atenção à saúde mental no país. De acordo com a  especialista, essa é uma maneira também de prevenir doenças oriundas do estresse e transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico, que podem surgir ao decorrer do ano. 

“Realizar ações de cuidado com a saúde mental neste primeiro mês do ano é essencial para a sociedade. A campanha janeiro branco foi projetada para este mês justamente com o objetivo de aproveitar o sentimento de recomeço, que as pessoas carregam neste momento de planejamento e reflexão. A saúde mental tem que fazer parte das metas traçadas pelas pessoas, sendo uma de suas prioridades”, observa a especialista. 

Cuidar das emoções no começo do ano auxilia também na promoção e prevenção do tratamento de saúde mental, segundo a especialista. 

“Falar sobre este tema logo após a virada do ano proporciona visibilidade à saúde mental, além de gerar um acolhimento por outra parte da sociedade. Cuidar da saúde mental nesta época traz novos hábitos e benefícios que serão vistos no decorrer do ano. Deixar para iniciar os cuidados em outro mês, pode acabar por não acontecer, em virtude da “falta de tempo”. Por isso, é necessário reconhecer as emoções e dar o pontapé inicial. Este é o momento ideal de se priorizar, procurar ajuda e iniciar uma consulta ou tratamento psicoterápico”, conta a psiquiatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close