Mulheres com câncer têm dia de beleza durante encerramento do Outubro Rosa em Salvador
A merendeira Eliene Novaes trata um câncer de ovário há seis meses no Hospital da Mulher – Maria Luzia Costa dos Santos e, desde que começou o tratamento, passou a entender o autocuidado como essencial na sua vida cotidiana. Ela é uma das mulheres atendidas também pela Casa de Apoio à Mulher, vinculada à unidade de saúde, que nesta quinta-feira (26), para o encerramento do Outubro Rosa, realizou um dia de beleza para as pacientes oncológicas. As atividades aconteceram em concomitância com o Projeto Beleza de Viver, parceria com O Boticário, que realiza semanalmente oficinas de automaquiagem para as mulheres.
Eliene revela o aspecto motivador de participar das ações. “É muito bom, porque a gente sobrevive, sobe o astral, a gente fica mais bonita, mais alegre, feliz. Eu me sinto muito bem quando eu faço o curso de maquiagem. Me sinto viva. É muito bom mesmo!”, vibrou.
A professora Rosivalva Souza, de 37 anos, trata um câncer de mama pelo SUS, e participou pela primeira vez das atividades. “É um momento único, muito especial, que a gente se sente feliz, bonita e grata. Ajuda a recuperar a autoestima e bem estar. Então, a gente fica muito feliz da Casa da Mulher estar proporcionando esse momento”, comentou.
Elas e outras mulheres fizeram a oficina de automaquiagem, foram maquiadas e fizeram as unhas com voluntárias da Casa de Apoio. A ação incluiu um espaço de troca entre mulheres em tratamento oncológico para que elas compartilhassem suas histórias e se conectassem. A coordenadora da Casa de Apoio, Bárbara Aguiar, explicou que além do projeto Beleza de Viver, o espaço oferece outras atividades formativas como oficina de fuxico e de adornos, como pulseiras e colares. “Temos uma Comissão de Humanização super ativa, que desenvolve várias atividades na Casa. Nós temos uma terapeuta ocupacional, que ensina atividades manuais como fuxico e outras atividades manuais que tirem o foco da dor, do sofrimento relacionado à doença, que torne esse processo mais leve para as pacientes. Também temos um terapeuta holístico, que atende com reiki, massagem, acupuntura e outras terapias holísticas”, completou.
Fotos: Matheus Landim/GOVBA