Morre Mòwó Adelson de Brito, referência nos estudos sobre a tradição Jeje-Nagô

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Morreu na manhã desta quarta-feira (3), Adelson Silva de Brito, mais conhecido como Mòwó Adelson. O pesquisador era referência nos estudos sobre a tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô e estava internado há 20 dias no Hospital Roberto Santos devido a complicações nos rins e na hérnia. 

Adelson de Brito recebia o título de ‘Mòwó’ devido ao cargo que exercia na Casa de Azonsu no Hunkpame Savalu Vodun Zo Xwe, onde foi iniciado. O termo ‘Mòwó’ significa ‘Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô’, tema este que, ao longo dos anos, se tornou o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, inclusive conduziam, atualmente, o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia. 

O sacerdote já havia lançado alguns livros com foco na tradição Jeje-Nagô, entre eles a ‘Primeira Cartilha de Liturgia Jeje Savalu’ e outras duas obras como parte do projeto Salvador Savalu: Uma Ponte Nagô-Vodun Entre Dois Continentes, que previa lançar um total de 16 títulos dedicados aos orixás. O primeiro, com livro e songbook, foi “Exu, èsu Elegbará é Vodun Legbá” e o segundo ‘Ògun: Ogun OniIre Alákoro, Gù Alágbede.

De acordo com a família do religioso, o sepultamento está previsto para as 10h desta quinta-feira (4), na sala 06, do Cemitério do Campo Santo. *Por: Cristiele França ,g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close