Moqueca de restaurante na Praia de Guaibim está entre as melhores da Bahia; entenda

Fotos: Adriele Gama

Muito azeite de dendê regou os diversos sabores de moquecas durante a final do 1º Concurso da Moqueca, realizada neste sábado na Marina da Penha, em Salvador. A Cabana do Manoel, localizada na Praia do Guaibim em Valença, foi a segunda colocada com a moqueca de Polvo com Camarão Pistola, apresentada pelo Chef Aldo Balada.

“Agradecer a todos que votaram em nós. Fomos a moqueca mais votada da Bahia, no voto popular, e também a mais votada da Costa do Dendê. É importante saber que hoje somos a segunda melhor moqueca da Bahia; sinal que estamos no caminho certo”, afirmou ao Atualiza Bahia, Aldo Balada, que recebeu o troféu Dendê de Prata. O chef também agradeceu aos clientes e a equipe da Cabana do Manoel, restaurante esse que há 41 anos funciona na área turística de Valença.

O evento realizado entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), teve o intuito de fortificar o turismo gastronômico. O chef Danilo Amaral levou o troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália. A Moqueca de Peixe do Maroca, do Restaurante Maroca Praia, foi a vencedora do concurso. O Restaurante Sabor da Serra, em Lençóis, na Chapada Diamantina, ficou em terceiro lugar com a Moqueca de Caju, da Chef Katiana Alves.

De acordo com informações, 211 restaurantes das 13 zonas turísticas do estado participaram inicialmente da competição. Do total, 75 foram selecionados e participaram de uma votação popular online que recebeu mais de 11 mil votos.

O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, destaca a importância do concurso para fomentar o segmento gastronômico e promover a tradicional iguaria baiana. “A gastronomia é um dos itens mais importantes na definição da escolha de um destino pelos viajantes. A Bahia tem uma gastronomia muito rica, liderada pela moqueca. Promovendo este concurso, estamos, indiretamente, fazendo uma promoção do destino Bahia, estimulando que as pessoas venham à Bahia conhecer a rica gastronomia que temos, baseada na cultura africana”, afirmou o secretário a repórter Laís Nascimento.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close