Médicos da Bahia se reúnem na Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia 2024, entre os dias 25 e 27 de abril

Créditos de imagem: Freepik

Médicos da Bahia se reúnem na Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia 2024, entre os dias 25 e 27 de abril, para discutir avanços recentes da reumatologia e necessidades dos pacientes.
 

Abril de 2024_ Entre os dias 25 e 27 de abril, Belém (PA) será sede da XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela Sociedade Paraense de Reumatologia. Durante três dias, o evento reunirá especialistas renomados do setor para discussões, apresentações de casos, e conferências abordando os principais e mais atuais temas da reumatologia com especificidades no tratamento da população nessas regiões do país.

A jornada irá reunir profissionais de saúde dos estados do Pará, Bahia, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Tocantins, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A característica mais marcante do Lúpus são lesões conhecidas como asas de borboleta (devido à sua distribuição no rosto). Pacientes acometidos pelo LES apresentam também fotossensibilidade à exposição do sol, cansaço, desânimo, dores articulares principalmente nas juntas, emagrecimento e perda de apetite – que variam conforme a intensidade e fase da doença. Um de seus indicadores mais preocupantes é a inflamação dos rins (nefrite) que pode chegar a estados muito graves e levar ao desenvolvimento de demais mazelas. A doença também pode causar importantes inflamações nas membranas do coração e pulmão.

“Vamos discutir os avanços na especialidade e o aprimoramento de conhecimento entre os profissionais de saúde, inclusive, com abordagens voltadas à atenção básica de saúde, que é a porta de entrada do paciente”, afirma a reumatologista Louise Tandaya Bendahan, presidente do evento e da Sociedade Paraense de Reumatologia.
 

Programação científica

A vasta programação científica da XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia contará ainda com um curso pré-jornada, com mesa-redonda para discutir o impacto da Inteligência Artificial na decisão terapêutica em reumatologia, a teleconsulta como uma prática de atendimento na reumatologia e como pode ser melhorada, a importância das mídias sociais para o reumatologista, além de conferência sobre direito dos pacientes na prática do reumatologista e o que está na legislação. Ainda na pré-jornada, destaque para a conferência sobre a importância da ampliação da área de atuação na reumatologia com focos na fisioterapia, Centro de Terapia Assistida (CTA), capilaroscopia, diagnóstico da osteoporose (DXA) e o uso da ultrassonografia (USG) como recurso complementar em reumatologia.

O evento segue com discussões em doenças como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, Doença de Sjögren, Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAF), Espondiloartrites, além de abordagens com reumatologia e oftalmologia, infecções em reumatologia com focos em Chikungunya e também COVID-19.

Para o reumatologista Marco Antônio Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o aprimoramento contínuo dos médicos é fundamental na especialidade. “Temos tido avanços muito importantes e expressivos em diagnósticos e tratamentos das doenças reumáticas, que estão disponíveis no Brasil, e a população deve ser beneficiada com uma assistência de qualidade e precoce para um tratamento correto e eficaz”, observou o especialista, ressaltando que os eventos científicos agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas.

Dados no Brasil

Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros.
Em geral, essas enfermidades provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez.

Sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
O que é Lúpus?

A causa do Lúpus ainda não está bem esclarecida, mas é atribuída a vários fatores, como genéticos, epigenéticos, hormonais, ambientais e imunológicos.

Quais os sintomas?

Os sintomas do Lúpus podem variar de indivíduo para indivíduo, mas de forma geral, são: falta de apetite, perda de peso, febre e o aumento dos gânglios. As manifestações de pele são constatadas em 70% dos pacientes no início da doença, e em 80-90% na sua evolução. A principal lesão cutânea aguda é o rash na face, chamada “asa de borboleta”, identificado em 30-60% dos casos, sendo altamente sensível à luz solar.

O diagnóstico do Lúpus baseia-se na combinação de sintomas clínicos e alterações laboratoriais, com a exclusão de outras doenças. Existem critérios de classificação de várias entidades médicas e científicas que ajudam neste processo.

Lúpus pode causar complicações na gravidez?

A maioria das mulheres pode ter uma gestação segura e bebês saudáveis. No entanto, como o Lúpus pode levar a alguns riscos na gravidez, causada pela inflamação generalizada e por comprometimentos vasculares, pode ocorrer aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Há medicações contra o Lúpus que devem ser interrompidas alguns meses antes de a mulher tentar engravidar. Algumas podem ser usados com segurança na gravidez, outras podem ser prejudiciais ao bebê.

Serviço

XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia

Data: 25 a 27 de abril de 2024, em Belém (PA)

Local: Hotel Grand Mercure Belém (Av. Nª Sra. de Nazaré, 375 – Nazaré)

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Jô Ribeiro
  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close