Lula vem à Bahia para garantir o maior orçamento da história para a cultura brasileira, diz secretário

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

“Essa é uma semana muito especial para a Cultura na Bahia e em Salvador, porque teremos o protagonismo”, disse Bruno Monteiro .

Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (8), o secretário da Cultura na Bahia, Bruno Monteiro, falou sobre a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Salvador, que acontece na próxima quinta-feira (11), para a assinatura da Lei Paulo Gustavo.

“Essa é uma semana muito especial para a Cultura na Bahia e em Salvador, porque teremos o protagonismo. O presidente estará no Teatro Castro Alves para assinar o decreto da Lei Paulo Gustavo, que garante o maior orçamento da Cultura da história”, celebrou o secretário.

A Lei Paulo Gustavo investirá R$ 3,8 bilhões no setor cultural brasileiro até o final de 2023, o maior volume da história. O mecanismo prevê o repasse direto dos recursos da União aos estados e municípios.

O evento também contará com a presença de todos os secretários das pastas de Cultura do Brasil, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, com a qual Bruno terá uma reunião para falar do patrimônio histórico baiano. “Toda a população e comunidade cultural são esperadas neste momento”, convidou.

Dificuldades 

Bruno Monteiro falou ainda sobre a situação da Cultura nos últimos anos no Brasil. “Os últimos oito anos foram muito difíceis para o setor, desde a reeleição de Dilma [Rousseff] tivemos dificuldade do ponto de vista orçamentário, e depois, com a pandemia, a situação só piorou”, disse o secretário.

Durante a entrevista, o titular da Secult falou ainda do processo de tornar acessível à população o acesso à cultura e aos próprios artistas, através da desburocratização dos editais.

“Temos um grupo de trabalho em parceria com a PGE (Procuradoria Geral do Estado) para atualização desses editais que estavam defasados. Estamos estudando uma nova legislação federal e estamos buscando formas de simplificar. Queremos desburocratizar”, disse, acrescentando que a Lei Aldir Blanc foi simplificada, e a Lei Paulo Gustavo também será.*Metro1 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close