Lavagem do Amparo retorna em Valença após dois anos suspensa devido a pandemia

Foto: Roberto Melo – Atualiza Bahia

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

A tradicional Lavagem do Amparo voltou a ser realizada neste domingo (23), em Valença, após dois anos suspensa em decorrência da pandemia da Covid-19. O momento antecede o início do novenário preparatório para a Festa de Nossa Senhora do Amparo, que ocorre no dia 30 de outubro.

“Retomamos com 25 terreiros. A gente tem uma tradição forte da cultura de matriz africana. Nossa cultura é forte, cultura que tem manifestações singulares. Essa lavagem simboliza essa abertura da festa da padroeira Nossa Senhora do Amparo”, afirmou, em entrevista ao Atualiza Bahia, o secretário de Cultura do município, Gugui Martinez. Para ele o ato também foi destinado a “lavar a alma de um momento tão difícil de pandemia”. Segundo o prefeito de Valença, Jairo Baptista, a Lavagem do Amparo “reforça a fé em Nossa Senhora do Amparo e nas demais religiões”.

O cortejo saiu da Praça Ademar Braga Guimarães com destino a igreja da padroeira dos operários. Na igreja, as baianas perfumaram as escadarias e depositaram flores, enquanto entoavam cânticos. O ritual é um gesto simbólico de purificação.

“É gratificante estarmos vendo de novo os nossos orixás, as nossas casas de santo. Esse momento é uma corrente de fé entre todas as crenças”, citou o secretário de Saúde do município, Alberto Martins.

O evento contou com a presença de representantes de religiões de matriz africana, de políticos e da comunidade em geral.

“Lavagem do Amparo é tradição. Ela abre o novenário de Nossa Senhora do Amparo. Que a gente possa se preparar e está mais próximo do divino; no sentindo de, através de Nossa Senhora do Amparo, pedir a proteção por nossos irmãos, para que possamos ter dias melhores”, afirmou, em entrevista ao Atualiza Bahia, o deputado federal eleito, Raimundo Costa.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close