Governo Federal faz devolução da Terra Indígena Apyterewa para o povo Parakanã

A ministra Sonia Guajajara e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, estiveram na TI, no Pará.

Foto: Divulguação /Ministério dos Povos Indígenas

Após a operação de retirada dos invasores, o povo Parakanã recebeu, nesta quarta-feira (6), a Certidão de Conclusão de Desintrusão da Terra Indígena (TI)  Apyterewa, no município de São Félix do Xingu (PA). A entrega da certidão foi feita pela a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e pelo secretário geral da Presidência, Márcio Macedo.

Em fala durante a entrega do documento, a  ministra comentou sobre os próximos passos para consolidar a posse permanente dos Parakanã e o usufruto exclusivo do território, como ações de produção de alimentos, proteção do território, trabalho e organização das mulheres indígenas. Para isso, houve também a assinatura de uma carta de compromisso do MPI para a implantação de um Plano de Gestão Ambiental e Territorial (PGTA) que prevê recursos de R$1,5 milhão para as ações na TI.  

A Terra Indígena Apyterewa, homologada em 2007, após anos de presença de invasores e suas atividades ilegais, foi considerada a TI com maior área de desmatamento no país, tendo perdido 319 km² de floresta nativa entre 2019 e 2022. Além da expulsão dos posseiros, as forças de segurança atuaram na repressão dos crimes ambientais, na retirada do rebanho bovino, e na destruição de instalações e acessos que pudessem facilitar novas invasões.

Por: Metro1 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close