Ferramentas digitais facilitam o relacionamento com o cliente

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Ferramentas digitais facilitam o relacionamento com o cliente

Atendimento personalizado e construção de relacionamento mais duradouro estão entre as vantagens
Por Rafael Lopes

O uso de ferramentas digitais cabe na palma da mão! Com os smartphones e dispositivos móveis, a interação entre as empresas e os clientes tem se transformado cotidianamente. Com o desenvolvimento cada vez mais veloz de novas tecnologias, os donos de pequenos negócios têm conseguido se aproximar com mais frequência dos consumidores com um atendimento mais personalizado e a construção de relacionamentos mais duradouros.

De acordo com o Sebrae, a utilização de ferramentas digitais permite que a empresa esteja ativa 24h por dia, ao longo de sete dias da semana, à disposição do cliente por meio de recursos que também proporcionam mais agilidade nos atendimentos.

O avanço da Inteligência Artificial (IA) é um exemplo claro de que o empreendedor pode oferecer um atendimento mais personalizado, conhecendo os padrões de compra do seu cliente e criando uma experiência diferenciada durante a jornada de compra.

Confira dicas para melhorar o relacionamento com os clientes:

Personalização e Segmentação

Utilize ferramentas digitais para coletar dados sobre os clientes e oferecer mensagens personalizadas. Segmente seu público para direcionar mensagens específicas para diferentes grupos de clientes. Uma ferramenta digital que permite o conhecimento e reconhecimento do cliente é o software CRM que permite ao empresário traçar estratégias de vendas a partir do perfil, características e grupos de clientes.

Automação de atendimento e marketing

Implemente ferramentas de automação de marketing para enviar mensagens personalizadas, automatizar campanhas e nutrir leads. Utilize recursos para oferecer descontos personalizados, promoções especiais e lembretes de compras. Um exemplo é o uso de chatbots que simulam conversas humanas, via chat ou mensagem e são muito utilizados para automatizar tarefas de atendimento ao cliente.

Presença on-line eficaz

Desenvolva um site responsivo e fácil de navegar, proporcionando informações claras sobre produtos, serviços e formas de contato. Esteja presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo, mantendo uma comunicação ativa e engajadora. As próprias redes sociais e o Google oferecem ferramentas – chamadas analytics – incluídas nas versões para empresas, onde é possível coletar dados muito úteis sobre acessos e interações com sites e perfis.

Canais de Comunicação Multicanal

Utilize diferentes canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, chat on-line e telefone, para estar acessível aos clientes onde quer que estejam. Integre esses canais para garantir uma comunicação consistente e eficiente. No mercado existem muitas ferramentas digitais que possibilitam que a empresa faça essa integração.


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Rafael Lopes

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