Exame Toxicológico: Motoristas das categorias C, D e E têm até 30 de abril para atualizar exame; entenda

Foto: Álvaro Rezende

Motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E, com prazo de validade entre julho e dezembro, terão até o dia 30 de abril para realizar o exame toxicológico. A partir de 1º de maio, exames toxicológicos vencidos por mais de 30 dias serão multados.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), a Secretaria Nacional de Trânsito notificou mais de 1,7 milhão de motoristas que precisam regularizar a situação por meio da Carteira Digital de Trânsito. Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho tiveram até 31 de março de 2024 para realizar o exame, e a segunda parte realizará o procedimento até o final deste mês.

“Nossa intenção é chamar a atenção dos motoristas que ainda não fizeram o exame, de modo a extinguir essa demanda o quanto antes”, afirmou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias será multado em R$ 1.467,35 e levará sete pontos na CNH. A punição está prevista na Lei 14.599/2023 e é considerada de natureza gravíssima.

Quando as multas serão aplicadas?

  • A partir de 1º de maio para CNHs que expiram entre janeiro e junho;
  • A partir de 31 de maio para CNHs que expiram entre julho e dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close