Estudo liga eleição a infartos: 5 dicas para evitar

Foto: Getty Images

Pesquisas publicadas nos últimos anos mostram como o estresse impacta diretamente o sistema cardiovascular — e como votações recentes aumentaram a frequência de queixas no peito e buscas pelo pronto-socorro.

A boa notícia é que dá para prevenir muitos desses casos: cardiologistas ouvidos pela BBC News Brasil contam que gerenciar o estresse, dormir bem, fazer atividade física, evitar exageros e ficar atento aos sinais de algo mais sério são alguns fatores que podem evitar um estrago maior.

Só em 2020, 357 mil brasileiros morreram em decorrência de doenças circulatórias. Essa é a maior causa de óbitos no país.

Prepare o seu coração

A médica Roberta Saretta, gerente do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, explica que uma das principais dificuldades em lidar com o estresse se deve ao fato de que não é possível medir objetivamente esse fator de risco.

“O estresse não é como a pressão arterial, o colesterol ou o tabagismo, que a gente consegue mensurar por meio de exames”, compara.

“Mas é inegável que algumas pessoas vão ter um impacto cardiovascular dessa sobrecarga emocional relacionada a um momento tão complexo como esse que vivemos”, diz.

A seguir, três cardiologistas consultados pela BBC News Brasil destacam cinco atitudes que podem fazer a diferença para o coração antes, durante e após as eleições.

1. Gerencie o estresse

2. Durma bem

3. Faça atividade física

4. Cuide dos exageros

5. Fique atento aos sinais de algo mais sério

*BBC News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close