Estudantes do município de Tancredo Neves lançam revista digital para debater vivências da comunidade escolar

Estudantes do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, no município de Presidente Tancredo Neves, lançaram uma revista virtual evidenciando seu cotidiano e suas experiências durante a pandemia do novo Coronavírus. Intitulada ConTextual, a publicação contou com a participação de 110 estudantes do Ensino Médio, tendo sido selecionados 36 textos. A iniciativa faz parte do programa da disciplina Construção Textual, ministrada pelo professor Uilson Campos, que também é jornalista.

 

A primeira edição da Revista ConTextual pode ser acessada através do link: http://bit.ly/3vCYaJf

 

A estudante Luana de Sousa Macedo dos Santos conta que se identificou com a proposta de fazer um trabalho jornalístico e se sente inclinada a seguir a carreira. “A revista integra conhecimento, empatia e colaboração. Ajudar na sua construção expandiu e aprimorou meus conhecimentos com as ferramentas digitais, bem como incentivou a criatividade, o estudo sobre a reportagem e o trabalho em conjunto. “Manter o equilíbrio” foi o título do meu texto sobre a saúde mental em meio à pandemia, considerando que, diante de um caos, precisamos manter o equilíbrio”.

 

O processo de construção das entrevistas e textos foi realizado através de ferramentas digitais, com entrevistas on-line e dando preferência a fontes que já estavam integradas no cotidiano de cada estudante. Para o professor Uilson Campos, a revista foi uma oportunidade de motivar os alunos no período de ensino remoto. “Os grupos foram orientados a produzir textos e os que alcançaram os objetivos, incluindo o entrevistado, a estrutura de reportagem e a fotografia, iriam compor uma revista digital, que seria compartilhada na comunidade. Isso os motivou a produzir, porque eles queriam ver os textos publicados”.

 

Além dos textos e fotos, os estudantes também produziram ilustrações e realizaram a diagramação. Para a estudante Ana Vitória Nascimento dos Santos, a produção foi um símbolo de superação. “Estava extremamente curiosa e ansiosa com relação à reportagem. A partir do momento em que a proposta foi passada, procurei por pautas que fossem do meu interesse e domínio. Ver o trabalho pronto, com qualidade, foi gratificante”, analisou.

 

Segundo o estudante Michael Gabriel de Santana Oliveira, ter a oportunidade de escrever sobre problemas da comunidade foi o elemento motivador. “Falar sobre o que afeta as pessoas que estão ao meu redor foi muito importante e a experiência de realizar a tarefa, melhor ainda. As entrevistas, por exemplo, foram os momentos mais marcantes, quando tive o contato com diversas histórias que tornaram os momentos prazerosos e engrandecedores”, afirmou.

 

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close