Em nota, Santa Casa diz que não houve omissão em atendimento à mulher

A Santa Casa de Misericórdia de Valença divulgou uma nota nesta terça-feira (14) após uma denúncia de falta de atendimento a uma mulher, no último sábado (11). Através de vídeos veiculados nas redes sociais, um cidadão questionou a instituição e mostrou a mulher deitada em frente a unidade.

Segundo a instituição, a mulher foi atendida inicialmente e recebeu alta. No mesmo dia, a Guarda Municipal conduziu a jovem e deixou na sala de espera do Pronto-Socorro. “Antes mesmo do novo atendimento, [a mulher] saiu da unidade por conta própria e foi rapidamente localizada por colaboradores da Santa Casa em frente à instituição. Tais colaboradores a acolherem e a paciente foi novamente atendida”, cita a nota.

A instituição relata ainda que “jamais negou atendimento a pacientes vindos de todo o Baixo Sul da Bahia, ainda que enfrente sucessivas crises financeiras decorrentes do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da escassez de repasses de verbas”. Confira a nota na íntegra:

Em relação a vídeos que circulam em grupos de aplicativo de mensagens desde o último domingo (12), a Santa Casa de Misericórdia de Valença esclarece que a pessoa que aparece nas imagens foi atendida, devidamente medicada e mantida em observação durante o dia. Foi liberada após apresentar melhora. Passadas algumas horas, retornou conduzida por guardas municipais que a deixaram na sala de espera do Pronto-Socorro. Logo em seguida, antes mesmo do novo atendimento, saiu da unidade por conta própria e foi rapidamente localizada por colaboradores da Santa Casa em frente à instituição. Tais colaboradores a acolherem e a paciente foi novamente atendida. Com a presença de familiares, foi medicada e recebeu alta. Por questões éticas e pensando em preservar a paciente, a Santa Casa de Valença utiliza o direito e o dever de não expor o seu quadro clínico, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição para receber todo e qualquer paciente dentro das suas limitações de infraestrutura.
Vale lembrar que a Santa Casa de Valença é uma instituição centenária e filantrópica, que jamais negou atendimento a pacientes vindos de todo o Baixo Sul da Bahia, ainda que enfrente sucessivas crises financeiras decorrentes do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da escassez de repasses de verbas. É missão desta unidade de saúde prestar assistência médico-hospitalar à população e assim vem sendo feito.

Nas Malhas da Lei

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close