Economize utilizando serviços de cartório pela internet

Foto: reprodução

Você sabia que pode poupar gasto e tempo com deslocamento, solicitando a emissão de documentos de cartório pela internet? Com alguns cliques, é possível ter acesso ao documento necessário, preenchendo o formulário e pagando o DAJE (Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial) referente ao serviço.

Indo pessoalmente, além do deslocamento, tem a espera pelo atendimento para pegar o DAJE, pagar e enviar o comprovante. O prazo legal para a emissão do documento físico, geralmente, é de até cinco dias úteis. Ou seja, além de enfrentar o trânsito, o tempo de espera é muito maior.

Para evitar o transtorno, há quem prefira pagar intermediários, que cobram valores aleatórios pelos serviços. Sendo que as demandas poderiam ser resolvidas pelo computador ou pelo próprio celular, em menos de 20 minutos, acessando o registradores.org.br.

De acordo com Helen Lírio Oliveira, responsável pelo 1º Ofício de Registro de Imóveis, em cartórios de Salvador, os serviços já estão sendo oferecidos conforme a Medida Provisória 1085, desde quando o documento foi editado. “Oferecemos diversos serviços online e, com isso, houve uma considerável redução dos prazos. As certidões digitais, por exemplo, são emitidas em até quatro horas. Isso é uma realidade bastante positiva”.

No 2º Ofício de registro de imóveis, entre 2019 e 2020, foram mais de 6 mil contratos eletrônicos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), programa federal de moradia, gerido pela Caixa. Segundo Maurício Lopes Filho, do 2º Ofício, atualmente, mais de 90% dos serviços oferecidos nos cartórios podem ser feitos pela internet. São 150 serviços eletrônicos à disposição, como o registro de contratos de compra de imóveis, baixa de ônus e averbação de casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close