Dom Juraci, novo Bispo de Amargosa, toma posse no próximo domingo
Foto Mateus Nunes, Arquidiocese de Salvador
A Diocese de Amargosa está em festa. No próximo domingo (27), depois de 2 anos de vacância, um novo Bispo assume seu comando.
O eleito é Dom Juraci Gomes de Oliveira, 67 anos. Antes de ser nomeado Bispo pelo Papa Francisco, Dom Juraci pertencia ao clero da Arquidiocese de Salvador. Ele recebeu a Ordenação Episcopal em 29 de julho deste ano, na capital baiana, numa cerimônia que reuniu autoridades eclesiais de todo a região.
Dom Juraci escolheu como lema do seu episcopado o trecho do livro de Isaías: “Eis-me aqui Senhor, envia-me” (Is 6, 9). Em sua mensagem à Diocese de Amargosa no dia do anúncio da sua nomeação, ele escreveu: “Cônscio das minhas fragilidades e da minha pequenez e, mesmo sem entender o que Deus espera de mim, com muita humildade respondi: “Eis-me aqui, Senhor” e coloquei toda minha vida em suas mãos, pedindo que ele fosse o meu Pastor, que nunca me faltasse a sua graça para que, com mansidão e caridade, eu saiba conduzir o rebanho que a Igreja me confiou. Neste momento, meu hino é de louvor a Deus, por mais uma escolha que Ele fez em minha vida”.
Biografia
Dom Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).
A ordenação diaconal foi em 12 de agosto de 1990 por dom Mário Zanetta, então bispo de Paulo Afonso (BA). A ordenação presbiteral foi no mesmo ano, em 3 de novembro, na Igreja Matriz da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso.
Dom Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família.
O ministério sacerdotal foi exercido na arquidiocese de Salvador, após a exclaustração da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, em dezembro de 1991, e a incardinação na arquidiocese Primaz do Brasil. Na capital baiana, foi pároco, administrador paroquial, capelão, orientador espiritual do Seminário Central da Bahia, assistente eclesiástico para a Renovação Carismática e o Grupo de Oração Terço dos Homens, vigário forâneo e vigário episcopal. Antes do sacerdócio, atuou na área da educação, no Pernambuco. Também foi professor de Teologia na Universidade Católica de Salvador e na Faculdade São Bento, em Salvador.
Antes de ser nomeado Bispo pelo Papa Francisco, Dom Juraci pertencia ao clero da Arquidiocese de Salvador. O prelado recebeu a Ordenação Episcopal em 29 de julho deste ano, na capital baiana.
SERVIÇO – SOLENIDADE DE POSSE – DOM JURACI GOMES
DATA: 27/08/23
LOCAL: AMARGOSA (CATEDRAL / PRAÇA DO BOSQUE
HORÁRIO: A PARTIR DAS 9H
TRANSMISSÁO PELOS CANAIS DO YOUTUBE DA DIOCESE DE AMARGOSA E DA RÁDIO CLUBE FM.
Fontes: Pastoral da Comunicação Diocese de Amargosa, Arquidiocese de Salvador e arquivos Jornal A Tarde.