Dia Mundial do Livro teve palestra de Aleixo Belov no Museu do Mar

Escritor contou como os livros mudaram a sua vida e as experiências a bordo de suas viagens

Foto: Divulgação

A palestra de Aleixo Belov em comemoração ao Dia Mundial do Livro aconteceu no Museu do Mar, no Centro Histórico de Salvador, na última terça-feira (23). Um público de mais de 30 pessoas participou da tarde de autógrafos e da palestra de quase uma hora com o navegador, que contou sobre seus feitos em 10 livros publicados. 

Foi uma tarde de celebração da memória dos sete mares, das cinco voltas ao mundo que deu, das maravilhas e dos perigos que viveu. “Os livros abriram meus horizontes para eu poder fazer o que fiz”, disse o escritor.  “Qualquer pessoa que queira aprender a velejar, que sonha em velejar, ou que sonha conhecer esses lugares em que eu passei, fica muito fácil, pega o livro, vai ler e viaja através do livro”, afirmou.

Belov falou sobre a experiência de escrever os seus diários de bordo, que se tornaram os livros.  “A viagem só termina depois que eu publico o livro e coloco à disposição”, disse. Em uma tarde de conversas, trocas, fotos e muitos autógrafos, todos aproveitaram mais um encontro especial.

“Você na vida tem que dar sorte, que se não der, não dá certo. Agora, eu vou garantir a vocês uma coisa: fazendo as coisas certas, a sorte é mais fácil de te acompanhar”, afirmou o escritor.

Foto: Divulgação

Aleixo Belov 

Nascido em Merefa, no interior da Ucrânia, antigo território da União Soviética, em janeiro de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, Aleixo Belov deixou sua terra natal aos sete meses de idade nos braços de seus pais, Dimitri e Zinaida, juntamente com sua irmã Olga. Depois do período pós-guerra, a família do navegador saiu da Europa e chegou ao Brasil em 1949, sentindo-se acolhida em Salvador.

Aleixo Belov formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, tornou-se professor da Cadeira de Portos e criou sua empresa de Engenharia Portuária, Mergulho e Serviços Offshore. Com seu perfil inovador, desenvolveu uma técnica para fazer concreto submerso com a mesma qualidade com que se faz em terra, sempre perseguiu seus sonhos e, a bordo de veleiros que ele mesmo construiu, viajou por todos os continentes do planeta.

Museu do Mar Aleixo Belov

O Museu do Mar Aleixo Belov funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.  Mais informações sobre as atividades, como a divertida caça ao tesouro, podem ser acessadas no site https://museudomaraleixobelov.org.br/ ou pelo Instagram (@museudomar.aleixobelov).
Atenciosamente,

Beatriz Ribas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close