Desfile alusivo ao 7 de Setembro relembra história de Valença

 Edificando os vínculos da cidadania, patriotismo e preservando a história

Intensas ameaças e imposições Dom Pedro vinha sofrendo das cortes portuguesas para regressasse para Portugal. A nação intuía que estava arruinado, o domínio político do Brasil. Dom Pedro viajou, no começo de setembro de 1822, a São Paulo como o objetivo de resolver as disputas políticas na província.

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após regressar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um emissário. Nesta carta, a Corte portuguesa exigia acato, às ordens de seu regressou imediato a Portugal. Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”. Daí em diante o 7 de Setembro é Solenizado como o dia em que o Brasil colocou fim aos vínculos coloniais existentes entre ele e Portugal. Fato de grande relevância na História do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil.

   

E hoje no exercício a cidadania, cidadãos foram às ruas participar do desfile cívico em Valença; uma solenidade de cunho celebrativo a pátria e reflexivo com organização e ampla beleza; homenagem à independência do Brasil, nesta manhã, Escolas da rede Pública Municipal e Estadual dentre elas o Colégio Gentil Paraiso Martins; Entidades Filantrópicas e Publicas; o TG 06-005; Banda BAMAJUVA Banda Marcial Juventude de Valença; a Guarda Civil Municipal; CADI; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Corpo de Bombeiros; Agentes Comunitários de Saúde e Endemias Secretaria de Cultura com um resgate a cultura valenciana; o Lions Clube; Maçonaria Demoles e Filhas de Jó; a 33ª CIPM, com seus oficiais e praças, Pelotões, Guarda Bandeira, Grupos Táticos Rápidos. Rádio Patrulhamento, Moto Patrulhamento, Grupamento de Operações com Cães e Policiamento de Quadrículos. O Pelotão Mirim formado por crianças, filhos de Policiais Militares, também da comunidade, bem como o PROERD. Valorizando aqueles que também já deram sua grandiosa parcela de contribuição com a proteção da sociedade contamos com presença de Policiais Militares da Reserva, compondo o Pelotão de Veteranos.

Não exercemos a cidadania só participando de desfiles cívicos. Como cidadão  podemos exercer um conjunto de deveres; direitos e liberdades políticas, socioeconômicas do país; na perspectiva de construirmos uma nação justa e igualitária. Sujeito a deveres que são atribuídos tornando-nos indivíduos que tem por base essencialmente seus próprios valores, consciente e responsável  a fim de que seus direitos não sejam violados.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close