De olho no Desconto: Como práticas simples podem aumentar as vendas?

Consolidar relacionamento do consumidor com as empresas no ambiente digital é importante para fidelização, de acordo com especialista

Foto:FreePick
No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, uma das datas que trazem a oportunidade das marcas estreitarem os laços com os consumidores. Para os empreendedores que desejam realizar ações especiais durante o período, uma dica importante é estarem sempre atentos às mudanças de comportamento dos consumidores, principalmente relacionadas ao e-commerce, que nos últimos tempos tem se tornado uma tendência de negócio muito relevante para a economia do país. Para se ter uma ideia, até o fim do ano, o segmento deve faturar cerca de R$ 205,11 bilhões, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

Para Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, as lojas precisam observar atentamente os hábitos de consumo de seus clientes no ambiente digital. “Além de oferecer um produto de excelência, é claro, os lojistas devem avaliar o que mais impacta seus consumidores online e utilizar essas informações estrategicamente. Para aumentar as vendas em datas comemorativas, como o Dia do Consumidor que se aproxima, algumas práticas aplicadas às lojas virtuais podem servir”, explica o executivo. Hawan separou algumas dicas simples que podem ajudar na hora das vendas.

Confira: Experiência do clienteTudo que envolve a jornada de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, deve ser considerado como um ponto de melhoria constante. Cumprir o prazo de entrega, entregar embalagens apresentáveis, apresentar uma loja virtual intuitiva, promover check-out sem atritos e disponibilizar tecnologias de logística reversa são fatores capazes de conquistar e fidelizar a clientela. “A experiência de compra faz toda a diferença. No e-commerce, pode aumentar e muito as chances de o cliente voltar a comprar na mesma empresa no futuro”, explica Hawan. 

Plataformas digitais
A presença de uma loja online nas mídias sociais é inevitável e faz parte do planejamento para atingir o público-alvo desejado. No entanto, é preciso utilizar as plataformas digitais de maneira estratégica, entregando conteúdos da empresa para a audiência certa, priorizando a interatividade e linguagem correta conforme o cliente que se deseja conquistar. A longo prazo, o uso da Inteligência Artificial com o tráfego pago também pode contribuir para otimizar o alcance e a análise dos usuários. “Estar atento às tendências nas plataformas digitais é muito pertinente para o comércio eletrônico, fomentando o bom posicionamento da marca na internet. Por isso, investir na produção de conteúdo, identidade visual e mídia paga é um passo sagaz”, comenta Hawan. 
Promoções

Um velho hábito conhecido pelo varejo para atrair os clientes é a oferta de promoções, brindes e cupons de desconto.
Apesar de comum, é possível investir na proposta de maneira criativa e inovadora, como promoções para famílias e combos de presente. “Esse é o momento ideal para trabalhar na base de clientes da empresa. Por exemplo, uma campanha de recompra através de e-mail marketing pode atrair a clientela para o negócio, sem custos de anúncios”, pontua Hawan. 
Kits personalizadosA ideia de presentear alguém com algo único também pode atrair novos clientes em busca de personalização. Por isso, montar kits de acordo com o perfil do consumidor é uma opção viável para pequenas e médias empresas, pois estreita o relacionamento entre marca e cliente. “A personalização agrega valor ao produto, aumenta o ticket médio das vendas e ainda melhora a satisfação do cliente, que irá receber um produto que tenha match perfeito com sua personalidade”, conclui Hawan. 


Ludmila Andrade

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