Daniela Mercury define encontro com Margareth Menezes e Ilê Aiyê como ‘festa equivalente à da beleza negra’ no Festival de Verão

Encontro aconteceu na noite deste domingo (28), no Parque de Exposições, em Salvador.

Ilê Aiyê faz apresentação com Daniela Mercury no Festival de Verão 2024, em Salvador — Foto: Joilson César/ Ag. Picnews.

“É uma festa equivalente à noite da beleza negra”. Assim Daniela Mercury definiu seu encontro com Margareth Menezes e Ilê Aiyê.

A ministra da Cultura e o bloco afro mais antigo do Brasil foram os convidados especiais do show realizado por Daniela na noite deste domingo (28), no Festival de Verão, em Salvador.

“Eu acho que é uma conjunção, como a gente fala”, iniciou a anfitriã do espetáculo, em entrevista ao Multishow, instantes antes de subir no palco Ponte.

“Esse ano é muito especial, de encontros pra celebrar esses 25 anos [do festival], mas coincide com os 50 anos do Ilê, os 40 anos de Maga e meu. Nós que temos uma história de muita irmandade, de luta contra o racismo…”.

Edilene Alves, dançarina e coreógrafa, participou com o Ilê Aiyê do show de Daniela Mercury, no Festival de Verão, neste domingo (28) — Foto: Jorge Jesus/Ag. PicNews

Edilene Alves, dançarina e coreógrafa, participou com o Ilê Aiyê do show de Daniela Mercury, no Festival de Verão, neste domingo (28) — Foto: Jorge Jesus/Ag. PicNews

A tal conjunção foi uma grande homenagem à cultura afrobrasileira e a exaltação da história de luta e resiliência do povo negro por meio de canções, como “Ilê Pérola Negra”, “O Mais Belo dos Belos”, “Faraó”, “Que Bloco É Esse?”, entre outras.

Ao falar com a imprensa antes do show, Daniela admitiu que “foi difícil” encaixar o repertório luxuoso dos artistas em apenas uma hora de show. Mas garantiu que estava satisfeita com o resultado. “A gente se preparou muito pra esse show”.

Daniela Mercury ao lado de Graça, cantora do Ilê Aiyê, no Festival de Verão — Foto: Jorge Jesus/Ag. PicNews

Daniela Mercury ao lado de Graça, cantora do Ilê Aiyê, no Festival de Verão — Foto: Jorge Jesus/Ag. PicNews

A noite da beleza negra, que pode se tornar patrimônio imaterial da Bahia, é a tradicional festa em que o Ilê elege sua Deusa do Ébano. Em dezembro passado, a empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento conquistou o posto para 2024.

Margareth Menezes se apresentou ao lado de Daniela Mercury e Ilê Aiyê no Festival de Verão — Foto: Jorge Jesus/ Ag. PicNews

Margareth Menezes se apresentou ao lado de Daniela Mercury e Ilê Aiyê no Festival de Verão — Foto: Jorge Jesus/ Ag. PicNewshttps://17d56495fcd00295a2d03785d83581e9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Mas, para esta noite, Daniela brincou que o título foi emprestado a Margareth Menezes

Daniela Mercury convida Margareth Menezes para o palco do Festival de Verão Salvador 2024

“Tem uma Deusa do Ébano que está ocupando um lugar importantíssimo pra nós”, afirmou, em referência ao comando do Ministério da Cultura. A cantora foi recebida no palco com gritos de “ministra, ministra” por parte do público.

Respeito e valorização dos blocos afro

Apoiadora dos blocos afros, Daniela Mercury provocou a sociedade ao questionar quando um bloco afro ganhou o prêmio de “música do carnaval”.

“Nunca ganhou porque nunca concorre”, respondeu o seu próprio questionamento. Em protesto, ela ressaltou que só volta a participar da disputa quando os blocos afro tiverem seu espaço garantido.https://17d56495fcd00295a2d03785d83581e9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Em meio à discussão, o g1 e a TV Bahia aproveitam os 50 anos de história do Ilê para homenagear o mais belo dos belos com uam edição especial do troféu Bahia Folia. Nesta edição, o o público vai escolher a música do grupo que melhor representa o carnaval.

No sábado (27), os destaques foram a junção de Carlinhos Brown com BaianaSystem; show especial de Ivete Sangalo; e CeeLo Green como atração internacional.

Neste segundo e último dia de festival, o público confere ainda shows de Caetano Veloso, Léo Santana com participação de Luísa Sonza e mais.

Confira a ordem das próximas apresentações:

  • Leo Santana chama Luisa Sonza – Palco Cais
  • Caetano Veloso – Palco Ponte
  • Seu Jorge chama Mano Brown – Palco Ponte
  • Teto chama Matuê – Palco Cais

Idealizado e organizado pela Bahia Eventos, correalizado pela Salvador Produções e com direção artística de Zé Ricardo, o Festival de Verão traz cerca de 30 horas de shows com a participação de mais de 40 atrações, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião, além de diversas experiências para o público.

Por Ailma Teixeira, Árisson Carvalho, João Souza, g1 BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close