Consumidores da Região Nordeste pretendem gastar em média R$ 258 na Black Friday 2022

 Dados mostram um crescimento de investimento em itens de necessidade

 
Foto: Shutterstock

Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, realizou uma pesquisa in-app de intenção de compra com seus usuários brasileiros para entender as tendências de consumo para a Black Friday, uma das datas comerciais mais aguardadas do ano. Segundo o levantamento, os consumidores da Região Nordeste pretendem gastar uma média de R$ 258.

Itens de desejo versus Itens de necessidade

Em um comparativo dos resultados desde ano com 2021 quanto aos motivos para as compras durante a data, foi percebido uma queda de 5% para “Itens de desejo” (62%) e um aumento de 4 pontos percentuais para “Itens de necessidade”, representando 29% da pretensão de consumo. Já itens que substituem produtos mais antigos por uma versão moderna aparece com 5% da intenção de compra, seguido por itens para presentear alguém no futuro com 3% . Além disso, é possível observar uma queda de intenção de compra em opções mais caras.

Entre as categorias mais desejadas estão Casa & Decoração (35%), seguida por Calçados (30%) e Roupas Femininas (28%). Já a de Celulares e Acessórios ficou em quinto lugar na lista de desejos (25%), descendo quatro posições do pódio em comparação a Black Friday 2021 em que foi apontada como os objetos mais desejados. Apesar disso, no ranking dos produtos nos quais os consumidores mais querem investir, os dados mostram um crescimento de 187% em Celular e Acessórios, em segundo lugar Eletros e Portáteis com 100% e em seguida Roupas femininas com 53%.

Consumidor atento

Os consumidores estão focados em planejar suas compras para a Black Friday, já que 59% deles afirmam pensar com antecedência para a data. 86% dos respondentes realizam comparativo de preços entre diversas lojas, sites e aplicativos de e-commerce, 83% disseram ainda que comparam as promoções e descontos com outros dias do ano.

Ainda assim, as promoções atraem impactam os consumidores e despertam desejos não planejados, segundo 57% dos respondentes. “As pessoas se programam, fazem comparativos em diferentes lugares, com produtos de diferentes vendedores. Mas isso não impacta a intenção de compra, a grande maioria, 77%, pretende realizar compras na Black Friday 2022”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee.

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