Conheça os tipos de empréstimos no Brasil

Saldo quase no vermelho no final do mês tem sido recorrente para muitas famílias. A pandemia da Covid-19 contribuiu para o fechamento de estabelecimentos comerciais, demissões e alta de preços de bens de consumo no Brasil. Situações como essas têm levado as pessoas a fazerem empréstimos para sanar outras dívidas. Só em 2020, os empréstimos bancários tiveram um aumento de quase 10%.

É importante ressaltar que se deve ter cuidados ao fazer escolha por esse tipo de serviço; verificar o tipo de empréstimo que cabe no orçamento e que tem menos juros para que esse serviço não se torne mais um problema desafiador a se resolver. Entre os tipos de empréstimos disponíveis no Brasil estão:

1.Empréstimo pessoal

Também é chamado de crédito pessoal. É um tipo de empréstimo mais simples encontrado no mercado e suas regras, prazos e taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira em que vai ser solicitado o serviço. Apesar disso, é importe ressaltar que os juros nesta modalidade costumam ser mais altos que as demais. 

Esse modelo de aquisição não está vinculado a algo específico a ser comprado, podendo assim o cliente usar o dinheiro da forma que desejar. 

  1. Empréstimo pessoal com garantia

Este tipo de empréstimo se assemelha ao crédito pessoal, porém um bem é exigido como garantia de pagamento. Esse tipo de empréstimo tem taxas de juros menores que o anterior.

  1. Empréstimo consignado

Oferecido comumente a beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas credenciadas, esse tipo de empréstimo desconta em folha de pagamento do valor da parcela. É um empréstimo de baixo risco, pois o pagamento é garantido pelo cliente. Essa modalidade tem um dos menores juros do mercado. 

Entre as condições para contratá-lo é que o valor do empréstimo não pode ser superior a 30% do salário.

  1. Empréstimo rotativo

Esse tipo de empréstimo está vinculado ao cartão de crédito. Segundo o Magnetis, ele funciona como um financiamento da fatura e é contratado de forma automática quando o cliente não faz o pagamento total. Esse empréstimo gera altos juros nos meses seguintes. Por isso é necessário cuidado ao necessitar deste serviço.

5.Cheque especial

Funciona como um limite de crédito pré-aprovado atrelado à sua conta bancária. Quando a conta tem saldo negativo, o contrato é feito de forma automática. A compensação juntamente com o juros pelo serviço é descontado assim que um valor é colocado na conta. 

Muitas pessoas terminam se endividando mais ainda ao cair no cheque especial. É importante fazer um planejamento antes de obter o valor deste tipo de empréstimo. O ideal é não utilizar, mas se for, utilizar o valor que tenha condições de ressarcir logo em seguida. Deve-se ter atenção também com os prazos; eles determinam o valor da taxa de juros.

6.Antecipação do 13º salário

Neste tipo de empréstimo, o banco adianta o dinheiro na sua conta e, em seguida, recebe o valor acrescido de juros. 

Com o avanço da tecnologia, os empréstimos podem ser realizados de forma tradicional, nas agências bancárias, como também de forma online. Pela internet, o cliente tem agilidade, comodidade e até facilidade, como a liberação para negativados. Mas apesar disso, é necessário fazer planejamento antes de tudo. Um empréstimo é uma dívida e pode no final das contas terminar não compensando, se não ser calculado de forma adequada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close